IMAGEM E ARTISTA NA NARRATIVA HISTÓRICA (séculos XVI-XXI)

Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS) IH – UFRJ

2014/ II

TÍTULO da DISCIPLINA:

IMAGEM E ARTISTA NA NARRATIVA HISTÓRICA (séculos XVI-XXI)

Professora Doutora Maria Beatriz de Mello e Souza (PPGHIS).

Aulas: Quinta-feira, 9:00-12:00 hs., se possível na sala Afonso C. M. Santos (219).

Atendimento aos alunos: marcando hora pessoalmente ou por e-mail (mariabeatriz.demelloesouza@pq.cnpq.br), sala 211-B

Calendário: Quinze semanas, de 28 de agosto até 04 de dezembro de 2014.

Ementa.

O artista e a obra visual são objetos de estudo fundamentais da História da Arte, desde a publicação precursora de G. Vasari (1550). A relação entre o criador e sua obra é um tema do maior interesse, como nos lembra o mito do escultor Pigmaleão e sua Galatéa, narrado por Ovídio. O artista é representado de maneira fascinante como revelam estudos de E. Panofsky, R. Wittkower, H. Belting, S. Alpers, M. Baxandall e M. Schapiro entre muitos outros. Este seminário é centrado na análise de fontes primárias e secundárias pertinentes para a avaliação deste tema na historiografia das artes visuais dos séculos XVI-XXI.

Programa de Leituras.

O programa dos quinze encontros será confirmado com a eleição, pela turma, de fontes recomendadas pela professora de acordo com os interesses de alunos inscritos, a partir da Bibliografia abaixo. Pretende-se oferecer diferentes possibilidades para refletir sobre conceitos e métodos de interpretação histórica a mestrandos e doutorandos que estudam fontes visuais.

A seleção de fontes segue critérios temáticos que serão confirmados nas primeiras aulas. Os critérios temáticos podem incluir tópicos como:

–   qualificações e papéis atribuídos ao artista,

–   a atribuição de obras (e sua valorização na historiografia),

–   questões de gênero e atributos da criação,

–   o papel do Romantismo e da Modernidade na valorização da subjetividade, originalidade e genialidade individual na narrativa da História da Arte,

–   a formulação de conceitos e categorias na crítica das artes visuais,

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– o papel da atribuição da beleza na categorização histórica e estética de imagens.

A tipologia das fontes primárias textuais engloba biografias e auto-biografias, cartas, diários, tratados, poemas e postulados teóricos e conceituais. As fontes visuais abarcam categorias como cinema, retratos e auto-retratos realizados com materiais e técnicas plurais: pinturas em diversos suportes, gravuras e esculturas.

Metodologia de trabalho

  • Análise de textos de 1550 a 2009 realizada no próprio seminário, com traduções simultâneas (quando necessárias) e discussões em sala de aula.
  • Apresentação e análise de leituras realizadas em casa, com discussões em sala de aula.
  • Quando pertinente, pode haver análise de obras de arte a partir de fotografias impressas ou trechos cinematográficos (projetados com data show).

Avaliação

  • Apresentação crítica de uma leitura específica para debate em sala de aula (20% da avaliação);
  • Comentário das outras leituras (10 % da avaliação);
  • Elaboração de um texto impresso cujo tema principal inclua algum elemento do programa abaixo. O plano de redação do texto deve ser aprovado pela professora antes do término das aulas. A entrega do texto deve respeitar o prazo estabelecido pelo PPGHIS (70% da avaliação).

BIBLIOGRAFIA

privilegiando estudos em português

Referências bibliográficas sobre artistas específicos serão oferecidas oportunamente.

Livros de Referência

CHILVERS, Ian (Ed.). Dicionário Oxford de Arte. São Paulo, Martins Fontes, 3a edição 2007. (Trad. de The Oxford Dictionary of Art. Oxford University Press, 1988)

DURO, Paul, and GREENHALGH, Michael. Essential Art History. London, Bloomsbury, 1992. ISBN: 0-7475-1402-X

HARRIS, Jonathan. Art History. The Key Concepts. London and New York, Routledge, 2006. ISBN: 978-0-415-31977-5

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Fontes e Estudos

(os autores ressaltados em negrito incluem fontes primárias textuais em seus livros, além das fontes visuais)

ADAMS, Laurie Schneider. THE METHODOLOGIES OF ART: An Introduction. Boulder, Colorado, Westview Press, 1996. ISBN: 0-06-430231-8

ALPERS, Svetlana. A Arte de Descrever. A arte holandesa no século XVII. São Paulo, Editora da Univ. de São Paulo, 1999 (Trad. de The Art of Describing. University of Chicago Press, 1983).

BAXANDALL, Michael. O Olhar Renascente: Pintura e Experiência Social na Itália da Renascença. Rio, Paz e Terra, 1991. 255 p. (Trad. de Painting and Experience in Fifteenth Century Italy. A Primer in the Social History of Pictorial Style. Oxford/New York/ Toronto/ Melbourne, Oxford University Press, 1972, reprinted 1974, 1976, 1978, 1980, 1982)

BELTING, Hans. Semelhança e Presença: a história da imagem antes da era da arte, Rio de Janeiro, 2010. Edição coordenada por Maria Beatriz de Mello e Souza; ISBN 978-85-63447-00-5; 754 páginas, incluindo uma centena de páginas com fontes primárias textuais. (Trad. de Likeness and Presence. A History of the Image before the Era of Art. Chicago, University of Chicago Press, 1997.

BESANÇON, Alain. A imagem proibida: uma história intelectual da iconoclastia. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1997 (Tradução de L’image interdite. Paris, Fayard, 1994).

BLUNT, Anthony. Teoria artística na Itália 1450-1600. São Paulo, Cosac Naify, 2001 (Trad. de

Artistic Theory in Italy, 1450-1600, Oxford Univ. Press, 1940).

BROWN, Jonathan; ENGGASS, Robert. Italian and Spanish Art 1600-1750 SOURCES AND DOCUMENTS. Evanston, Illinois, Northwestern University Press, 1970.

BURKE, Peter, O Renascimento Italiano. Cultura e sociedade na Itália. São Paulo, Ed. Nova Alexandria, 1999. (343 páginas) Esta tradução para o português ainda não foi encontrada em livrarias nem em bibliotecas.

El Renacimiento Italiano. Cultura y sociedad em Italia. Madrid, Alianza, 1993. [Biblioteca do IFCS: 709.024 B 959 ie ].

Trad. de The Italian Renaissance. Culture and Society in Italy. Princeton, Princeton University Press, 1986 (1ª edição 1972). 250 p. texto ilustrado, Bibliografia p.253-279, Index p.280-287.

[Biblioteca do IFCS: 709.024 B 959 i ].

COUSINIÉ, Frédéric. Le peintre chrétien. Théories de l’image religieuse dans la France du XVIIe siècle. Paris, L’Harmattan, 2000.

DÉMORIS, René (Dir.). L’artiste en représentation. Paris, Desjonquères, 1993.

FERNIE, Eric. Art History and its methods. A critical anthology. London, Phaidon, 1995 and 1996.

FREEDBERG, David. The Power of Images: Studies in the History and Theory of Response. Chicago and London, The University of Chicago Press, 1991. Tradução para o espanhol: um exemplar

Também traduzido como L’Historien et

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disponível na Biblioteca do IFCS.

GOMBRICH, Ernst. USES OF IMAGES. Studies in the Social Function of Art and Visual Communication. London, Phaidon, 2000.

GRUZINSKI, Serge. A guerra das imagens de Cristóvão Colombo a Blade Runner (1492-2019) São Paulo, Companhia das Letras, 2006. Trad. de La guerre des images de Christophe Colomb a « Blade Runner » (1492-2019). Paris, Fayard, 1990.

_________________ y Carmen BERNAND. De la Idolatría. Uma arqueologia de las ciencias religiosas. Mexico, Fondo de Cultura Económica, 1992. Título Original: De l’idolâtrie. Une archéologie des sciences religieuses. Paris, Seuil, 1988.

HASKELL, Francis. Mecenas e Pintores: Arte e Sociedade na Itália Barroca. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 199 (639 p.), 7. ISBN: 85-314-0415-0 (Tradução de ___. Painters and Patrons. A Study in the Relations Between Italian Art and Society in the Age of Baroque. Revised and Enlarged Edition, New Haven and London, Yale University Press, 1980).

HASKELL, Francis. History and its Images. Art and the interpretation of the past. New

Haven and London, Yale University Press, 1995.

les images pela editora parisiense Gallimard. Tradução em espanhol pela Ed. Alianza, disponível na Biblioteca do IFCS: 700.9 H 349 HP.

HATT, Michael; KLONK, Charlotte. ART HISTORY. A critical introduction to its methods. Manchester and New York, Manchester University Press, 2006. ISBN:

HOLLY, Michael Ann. Panofsky and the Foundations of Art History. Ithaca and London, Cornell University Press, 1994 (Ó1984).

HOLLY, Michael Ann; CHEETHAM, Mark. A.; MOXEY, Keith (Editors). THE SUBJECTS OF ART HISTORY. Historical Objects in Contemporary Perspective. Cambridge, New York, São Paulo, Cambridge University Press, 1998 and 2009. ISBN: 978-0-521-45572-5

HOLT, E. A Documentary History of Art. 2 Vols. New York, Doubleday Anchor, 1957.

LICHTENSTEIN, Jacqueline (Dir.). A Pintura. Textos essenciais. São Paulo, Editora 34, 2004 (Trad. de La Peinture. Paris, Larousse, Ó 1995 e 2004).

MARIN, Louis. Détruire la Peinture. Paris, Flammarion, 1977 et 1997. ISBN: 978-2-0812-1743-0

____________. Des Pouvoirs de l’Image. Seuil, 1993. ISBN: 978-2-02-018964-4

MINOR, Vernon Hyde. Art History’s History. Upper Saddle River, New Jersey, Prentice-Hall, 1994 e 2001. ISBN: 0-13-085133-7

MORPHY, Howard and PERKINS, Morgan (Editors). The Anthropology of Art: A Reader (Blackwell Anthologies in Social and Cultural Anthropology). Wiley-Blackwell, 2006. ISBN-10: 1405105615 ISBN-13: 978-1405105613 (576 pages)

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MURRAY, John. Artists on Art from the 14th to the 20th century. London, 1976 (reprinted 1990).

PREZIOSI, Donald. The Art of Art History. Oxford, Oxford University Press, 1998 and 2009. Coleção Oxford History of Art. ISBN: 978-0-19-922984-0

________________. Rethinking Art History: Meditations on a Coy Science. New Haven and London, 1989.

RAYNAUD, Christiane. Le commentaire de document figuré en histoire médiévale. Paris, Armand Colin, 1997. ISBN: 2-200-01494-5

SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. Bauru, SP: EDUSC, 2007.

THUILLIER, Jacques. Théorie Générale de l’Histoire de l’Art. Paris, Odile Jacob, 2003. ISBN: 2-7381-1308-7

VASARI, Giorgio (1511-1574). Vidas dos Artistas. São Paulo, Martins Fontes, 2011. Tradução da publicação de 1550 em Florença. ISBN: 9788578274283

WIRTH, Jean. L’image médiévale. Paris, Klincksieck, 1989.

WIRTH, Jean; Françoise Dunand, Jean-Michel Spieser (Dir.). L’Image et la Production du Sacré. Paris, Klincksieck, 1991.

WITTKOWER, Rudolf and Margot. Born under Saturn. The character and conduct of artists: a documented history from Antiquity to the French Revolution. New York, Norton & Company, 1969.

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