Linhas de pesquisa

História da cultura, da cultura científica e historiografia

Reúne estudos no âmbito da História Intelectual e das Ideias, que podem se desdobrar em outras perspectivas, desde a História dos Conceitos, passando pela História da cultura científica, até a sociohistória das representações e das práticas culturais.

Setores Temáticos

O setor abrange estudos voltados para a história da elaboração cultural da produção, reprodução e reinvenção de identidades e diferenças em diversos tempos e contextos sociais, com especial atenção à problemática das relações étnicas, raciais e de gênero. Engloba análises da formação dos discursos em lugares de poder como os da ciência e da religião. Emprega abordagens que evidenciem os processos históricos de produção dos conhecimentos de senso comum sobre etnicidade, raça, gênero, com enfoques que revelam a existência de lutas de representação em torno da construção das diferenças sociais e das relações entre política e saberes no investimento sobre o corpo (sujeito e objeto). Assim, esse setor temático congrega pesquisas voltadas para o estudo das formas históricas de subjetivação em seus temas e efeitos, em suas contradições, reconfigurações e contraefetuações.
Este setor temático reúne pesquisas dedicadas às diversas modalidades históricas de produção e reprodução das ideias e à cultura intelectual. Em diálogo com a história cultural, a crítica literária e a filosofia, esses estudos dedicam-se às dinâmicas sociais em que se dão as condições para o desenvolvimento de modelos de conhecimento, em diversos tempos e espaços. Em particular, obras científicas, intelectuais e artísticas podem ser pensadas através de diferentes perspectivas, de modo a dar conta da historicidade dos saberes, dos conceitos e das categorias que lhes conferem sentido em seu tempo.

Esse setor temático abrange estudos dedicados à crítica da produção do pensamento e do conhecimento histórico, nas dimensões teórica e prática das operações de investigação, leitura e escrita, bem como às práticas de ensino e rotinas pedagógicas da disciplina. A teoria, a filosofia e a escrita da história se configuram como problemáticas atentas aos meios diversos e plurais da produção, circulação e usos do conhecimento histórico em suas variadas formas e dimensões, com especial atenção ao diálogo transdisciplinar com a arqueologia, as ciências sociais em geral, a educação, a filosofia e as artes.

Distintas trajetórias do debate historiográfico implicaram em diferentes agendas de investigação, da institucionalização e do ensino da História. Essa dimensão se reflete em como a História foi afetada por práticas de poder cristalizadas em torno de culturas institucionais, tradições nacionais ou imperiais desse campo disciplinar.

Os estudos contemplados neste setor temático abordam determinados tópicos de discussão sobre cultura escrita, oralidade, retórica e outros, no âmbito das mais diversas práticas culturais anteriores ao paradigma literário do final da época moderna. Do mesmo modo, o regime de discursos contemporâneo permite pensar a historicidade dos textos literários e a literalidade do discurso histórico; as dimensões ética e epistemológica da literatura e das artes, plásticas e cênicas; as formas históricas do romance; e os momentos de emergência e de transformação dessas formas narrativas, tal como conhecidas hoje.