Secretaria Acadêmica

Bolsas e auxílios

Os alunos regularmente matriculados no Mestrado e Doutorado poderão solicitar  auxílio para participação em eventos, conforme regras estabelecidas pela Comissão de Finanças e aprovadas pelo Colegiado. As presentes normas foram aprovadas no Colegiado de 13 de junho de 2018.

Corpo Discente – Auxílios

O Programa deve apoiar a participação de alunos do PPGHIS em eventos nacionais e internacionais, e a realização de pesquisa em arquivos pertinentes à dissertação ou à tese do aluno. Este auxílio só poderá ser concedido dentro das normas decididas pelo Colegiado, aqui explicitadas.

Leia mais

Informações sobre a entrega dos relatórios semestrais – 2022.1

Prezados(as) discentes, Todos os alunos bolsistas devem entregar o relatório semestral de atividades, cobrindo o período de março a setembro de 2022. O envio deve ser feito para o e-mail relatorios.veteranos@gmail.com até o dia 01 de outubro de 2022. O formulário a ser preenchido está disponível na página de Formulários

Leia mais

Auxílio a publicações docentes

De acordo com o definido pela Comissão de Finanças em 2018, o PPGHIS pode oferecer auxílio limitado para publicações docentes, nas condições pre-estabelecidas.

Leia mais

Auxílio a Docentes

De acordo com o definido pela Comissão de Finanças em 2018, o PPGHIS pode oferecer auxílio limitado a docentes indivíduais, em algumas situações.

Leia mais

Apoio a Eventos

De acordo com o definido pela Comissão de Finanças em 2018, o PPGHIS pode auxiliar no financiamento de eventos se cumpridas condições previamente definidas.

Leia mais

Edital interno PDSE -2022

EMENTA: Normatiza os procedimentos para inscrição e seleção de alunos do PPGHIS/UFRJ interessados em candidatar-se às bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES – Edital Nº 10/2022, de 16/02/2022.

Leia mais

FAPERJ nota 10

Ao longo dos últimos anos, nossos alunos que se destacam no Mestrado e Doutorado tem a possibilidade de ganhar uma bolsa da FAPERJ, válido para os últimos 12 meses (no caso do Mestrado) e os últimos 24 meses (no caso do Doutorado) do curso.

Leia mais

Ações Afirmativas

O PPGHIS aprovou em 2018 as seguintes práticas de Ações Afirmativas 1. Da reserva de vagas. Propõe-se um percentual de até 20% (vinte por cento) das vagas para estudantes graduados negros, indígenas e/ou pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor. 1.1 Entende-se por negro e indígena aquele que

Leia mais

Distribuição de Bolsas

O PPGHIS conta, atualmente, com 40 bolsas de doutorado (11 CNPq, 28 CAPES e 1 FAPERJ) e 29 bolsas de mestrado (11 CNPq, 16 Capes e 2 FAPERJ), respectivamente válidas para um máximo de 48 e 24 meses. Na medida em que os alunos encerram os perídos de vigências de

Leia mais

Bolsas por Critérios Sócio-Econômicos

O PPGHIS destina 20% de suas bolsas CAPES e CNPq, em cada nova turma admitida, de acordo com critérios sócio-econômicos. Para isto, os candidatos devem preencher um “questionário sócio-econônico” que pode variar de ano a ano. Trata-se de um questionário dedicado a efetuar uma avaliação preliminar da situação socioeconômica dos

Leia mais