Secretaria Acadêmica

Bolsas e auxílios

Os alunos regularmente matriculados no Mestrado e Doutorado poderão solicitar  auxílio para participação em eventos, conforme regras estabelecidas pela Comissão de Finanças e aprovadas pelo Colegiado. As presentes normas foram aprovadas no Colegiado de 13 de junho de 2018.

Programa Abdias do Nascimento

Mestrandos e doutorandos do PPGHIS podem se candidatar a bolsas para um período de estudos na University of Cambridge, com pesquisas alinhadas ao projeto Educação antirracista em perspectiva transnacional.

Leia mais

FAPERJ nota 10

Ao longo dos últimos anos, nossos alunos que se destacam no Mestrado e Doutorado tem a possibilidade de ganhar uma bolsa da FAPERJ, válido para os últimos 12 meses (no caso do Mestrado) e os últimos 24 meses (no caso do Doutorado) do curso.

Leia mais

Auxílio a publicações docentes

De acordo com o definido pela Comissão de Finanças em 2018, o PPGHIS pode oferecer auxílio limitado para publicações docentes, nas condições pre-estabelecidas.

Leia mais

Auxílio a Docentes

De acordo com o definido pela Comissão de Finanças em 2018, o PPGHIS pode oferecer auxílio limitado a docentes indivíduais, em algumas situações.

Leia mais

Apoio a Eventos

De acordo com o definido pela Comissão de Finanças em 2018, o PPGHIS pode auxiliar no financiamento de eventos se cumpridas condições previamente definidas.

Leia mais

Corpo Discente – Auxílios

O Programa deve apoiar a participação de alunos do PPGHIS em eventos nacionais e internacionais, e a realização de pesquisa em arquivos pertinentes à dissertação ou à tese do aluno. Este auxílio só poderá ser concedido dentro das normas decididas pelo Colegiado, aqui explicitadas.

Leia mais

Bolsas por Critérios Sócio-Econômicos

Atualizado em 22 de janeiro de 2024. O PPGHIS destina 25% de suas bolsas CAPES e CNPq, em cada nova turma admitida, de acordo com critérios socioeconômicos. Para isto, os candidatos devem preencher um “questionário socioeconômico” que pode variar de ano a ano. Trata-se de um questionário dedicado a efetuar

Leia mais

Bolsa Sanduíche – Resultado

A doutoranda Julia Soares Leite Lanzarini de Cavalho, orientada pelo prof. Henrique Gusmão, foi a escolhida no edital interno do PPGHIS para a bolssa PDSE 2023 – segunda chamada.

Leia mais

Edital interno PDSE 2023

Está disponível o edital interno para seleção de alunos do doutorado para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES. A Coordenação agradece o empenho do Prof. Cláudio Pinheiro, presidente da Comissão, e da Profa. Lise Sedrez, componente titular da Comissão, pela preparação do edital em tempo exíguo.

Leia mais

Resultado da Chamada de Auxílio Discente 2023-2

Após análise da documentação enviada pelos discentes, a comissão de Finanças decidiu DEFERIR os pedidos de auxílio dos abaixo listados: Bruno Martins de Castro Doutorado Cleudiza Fernandes de Souza Doutorado Geisimara Matos Doutorado Isabella Pope Doutorado Julia Lanzarini Doutorado Natália Miranda Doutorado Nina Galvão Doutorado Vinicius Potrich Mestrado Foram INDEFERIDOS

Leia mais

Informações sobre a entrega dos relatórios semestrais – 2022.1

Prezados(as) discentes, Todos os alunos bolsistas devem entregar o relatório semestral de atividades, cobrindo o período de março a setembro de 2022. O envio deve ser feito para o e-mail relatorios.veteranos@gmail.com até o dia 01 de outubro de 2022. O formulário a ser preenchido está disponível na página de Formulários

Leia mais

Edital interno PDSE -2022

EMENTA: Normatiza os procedimentos para inscrição e seleção de alunos do PPGHIS/UFRJ interessados em candidatar-se às bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES – Edital Nº 10/2022, de 16/02/2022.

Leia mais

Distribuição de Bolsas

O PPGHIS conta, atualmente, com 40 bolsas de doutorado (11 CNPq, 28 CAPES e 1 FAPERJ) e 29 bolsas de mestrado (11 CNPq, 16 Capes e 2 FAPERJ), respectivamente válidas para um máximo de 48 e 24 meses. Na medida em que os alunos encerram os perídos de vigências de

Leia mais

Ações Afirmativas

O PPGHIS aprovou em 2018 as seguintes práticas de Ações Afirmativas 1. Da reserva de vagas. Propõe-se um percentual de até 20% (vinte por cento) das vagas para estudantes graduados negros, indígenas e/ou pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor. 1.1 Entende-se por negro e indígena aquele que

Leia mais