Atendimento presencial
Veja os horários de atendimento presencial no PPGHIS até 12 de agosto.
Veja os horários de atendimento presencial no PPGHIS até 12 de agosto.
Em função da greve dos servidores técnico-administrativos, o atendimento presencial na secretaria do PPGHIS está temporarimente suspenso. Entrar em contato pelo e-mail ppghis.ufrj@gmail.com.
Conforme já avisado à representação discente na última reunião do Colegiado de 2023, a data de entrega do relatório anual das atividades desempenhadas em 2023 foi fixada em 18/02/2024. O relatório deve ser enviado para o e-mail relatorios.veteranos@gmail.com para a análise da Comissão de bolsas. Para obter um auxílio geral na elaboração
Prezados(as) estudantes, O relatório semestral deve ser entregue até 01/10/2023. Esse relatório é exclusivo para os bolsistas, de todas as agências de fomento (CAPES, CNPq e FAPERJ). Como modelo, usem o formulário dos relatórios anuais de 2022, disponível no endereço: https://ppghis.historia.ufrj.br/download/formulario-do-relatorio-anual-2022/. O relatório semestral não necessita ser acompanhado de comprovantes
Calouros, entrem em contato com a Representação Discente do PPGHIS: representacaodiscenteppghis@gmail.com
a data de entrega do relatório anual das atividades desempenhadas em 2022 foi fixada em 6/02/2023.
Foram publicados no Boletim UFRJ de 25 de agosto de 2022 os editais para o Processo Seletivo 2023 do PPGHIS, para mestrado e doutorado. As inscrições serão abertas no dia 14 de setembro através do site http://inscricoesppghis.com.br/. Até lá, você já pode acessar os editais para conferir as instruções para
Prezados(as) discentes, Todos os alunos bolsistas devem entregar o relatório semestral de atividades, cobrindo o período de março a setembro de 2022. O envio deve ser feito para o e-mail relatorios.veteranos@gmail.com até o dia 01 de outubro de 2022. O formulário a ser preenchido está disponível na página de Formulários
A Comissão de Bolsas divulga aqui as tabelas com as avaliações dos relatórios e a classificação de mestrandos e doutorandos. Atualização em 23/03/2022: faltava um nome na lista dos mestrandos.
A Comissão classificou as candidatas Angélica Paulillo Ferroni e Marina Salgado Pinto, nesta ordem, para seguir na seleção UFRJ para as bolsas PDSE 2022 -CAPES.
Atenção! Leia adendo de 9 de março!!!
Em atenção à exiguidade dos prazos de apresentação dos documentos exigidos no processo seletivo para a PDSE, o PPGHIS consultou a PR2 quanto à viabilidade de extensão de prazos exclusivamente para a entrega dos resultados dos exames de proficiência de idiomas, mas ainda não temos resposta definitiva da pró-reitoria. Temos que agir dentro dos prazos que temos, portanto.
EMENTA: Normatiza os procedimentos para inscrição e seleção de alunos do PPGHIS/UFRJ interessados em candidatar-se às bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES – Edital Nº 10/2022, de 16/02/2022.
a data de entrega do relatório anual das atividades desempenhadas em 2021 foi fixada em 8/03. O relatório deve ser enviado para o e-mail relatorios.veteranos@gmail.com para a análise da Comissão de bolsas. Para obterem um auxílio geral na elaboração do relatório, consultem https://ppghis.historia.ufrj.br/normas/orientacoes-para-relatorios-discentes/.
Divulgamos o resultado da chamada para distribuição de bolsas por critério socioeconômico.
Todos os alunos, bolsistas e não-bolsistas, deverão entregar o relatório anual de atividades até o dia 8 de março. O e-mail para envio será divulgado em breve.
Mestres e Mestrandos com interesses em humanidades ambientais, participem da seleção para uma bolsa de 1500 reais por seis meses.
No cumprimento do conteúdo da resolução do CEPG, a coordenação deseja orientar seu corpo discente quando aos prazos em vigor.
A Comissão de Finanças, após avaliar os pedidos que lhe foram encaminhados, decidiu conceder auxílio discente de R$500,00 (quinhentos reais), de forma integral para quatro alunos.
Os resultados da chamada 2021.2 de Auxílio Discente serão divulgados no dia 16 de novembro de 2021.
Atualização – 25/10/2021 – Publicadas as listas de inscrições homologadas!
A Coordenação do PPGHIS vai acolher até 18 de outubro de pedidos para auxílios discentes para atividades realizadas no período de 18 de agosto de 2021 até 1 de março de 2022.
Informamos que o CNPq divulgou o resultado parcial da chamada 02/2021, que contemplou Programas de Pós-graduação com cotas de bolsas de Mestrado e Doutorado, mediante a apresentação de projetos institucionais de pesquisa. O PPGHIS foi contemplado nas duas categorias de bolsas. Estamos acompanhando a informação do número de cotas concedidas para iniciar o cadastramento das novas bolsas.
Defesas devem ser feitas até o final do semestre em curso (setembro), garantindo uma extensão de prazo de cerca de três meses em relação ao período regulamentar das defesas.
De acordo com o cronograma da Chamada CNPq nº 02/2021, o julgamento das solicitações de bolsas deve ser feito em junho, mas sem um dia preciso.
Devido à pandemia COVID-19, o Colegiado decidiu expecionalmente alterar as exigências para o material do exame de qualificação de doutorado, quando os orientadores estiverem de acordo.
Devido à Pandemia COVID-19, a Comissão de Bolsas do PPGHIS decidiu suspender a exigência de relatórios semestrais excepcionalmente para 2021.
Em 12 de maio de 2021, foi eleita a nova coordenação colegiada do PPGHIS. O professor William de Souza Martins é o novo coordenador, e o professor João Ohara é o vice-coordenador.
O PPGHIS não tem ingerência sobre o SIGA, Intranet e outros sistemas similares, mas há emails de auxílio.
As disciplinas do tipo “Seminário de Pesquisa” representam o desenvolvimento da dissertação / tese que de fato ocorre durante todo o tempo em que o estudante se encontra vinculado ao mestrado / doutorado.
Desde o incêncio na reitoria, na semana passada, SIGA, TIC e outros sistemas ficaram instáveis, inclusive o website oficial do PPGHIS.
Resultado da classificação da Comissão para os candidatos às bolsas PSDE.
Largo de São Francisco 1
sala 205 – Centro
Rio de Janeiro/RJ – Brasil
CEP: 20051-070
Terça-feira, 13:00 – 17:00
Quinta-feira, 13:00 – 17:00