Bolsas e Auxílios, O que tem de novo

Bolsas por Critérios Sócio-Econômicos

Atualizado em 22 de janeiro de 2024.

O PPGHIS destina 25% de suas bolsas CAPES e CNPq, em cada nova turma admitida, de acordo com critérios socioeconômicos. Para isto, os candidatos devem preencher um “questionário socioeconômico” que pode variar de ano a ano.

Trata-se de um questionário dedicado a efetuar uma avaliação preliminar da situação socioeconômica dos estudantes que ingressarão em nosso Programa.  O texto que precede o Trata-se de um questionário dedicado a efetuar uma avaliação preliminar da situação socioeconômica dos estudantes que ingressarão em nosso Programa.  O texto que precede o questionário esclarece os procedimentos, mas gostaríamos de chamar a atenção para alguns pontos:

1. O preenchimento do questionário só precisa ser realizado por aqueles que, em função de suas trajetórias de vida e de seu perfil socioeconômico, não tenham condições de cursar o mestrado ou o doutorado sem uma bolsa de estudos.

2. Em datas e horários previamente fixados e divulgados, a Comissão de Bolsas do PPGHIS entrevistará aqueles que enviarem o questionário devidamente preenchido. A Comissão decidirá, então, quantos e quais alunos deverão receber bolsas de estudo pelo critério socioeconômico, e em que ordem, de acordo com as decisões do PPGHIS/UFRJ relativas a essa seleção e ordenamento.

3. Os critérios para análise da situação socioeconômica são os seguintes: trajetória pessoal e familiar, inclusive do ponto de vista ocupacional, e composição familiar; trajetória escolar pessoal e da família, inclusive acesso a formas de assistência estudantil; renda pessoal e renda familiar/conjugal, inclusive acesso pessoal ou familiar a políticas de assistência social; formas de apoio econômico familiar/conjugal; ter ou não dependentes, quantos e quais, e grau de dependência; trajetória e situação de moradia; gastos significativos com doenças ou situações de saúde crônicas/permanentes; redes profissionais e perspectivas de trabalho remunerado.

4. A ordem de distribuição das bolsas, dentre os alunos que tenham sido escolhidos para serem priorizados em função do critério socioeconômico terá como ponto de partida: 1) alunos priorizados pelo critério socioeconômico e considerados casos especialmente críticos. Essa ordem terá início por: 1) alunos considerados casos especialmente críticos; 2) demais alunos priorizados pelo critério socioeconômico.

5. Os questionários devem ser enviados, juntamente com a documentação comprobatória, até 22/02/2024, impreterivelmente, para o email da Secretaria do Programa: ppghis.ufrj@gmail.com.

6. É fundamental que os alunos que serão entrevistados garantam acesso a uma conexão de internet que permita uma boa comunicação, sendo que o PPGHIS não se responsabiliza por dificuldades surgidas em função da conexão utilizada pelo candidato. Os links para as entrevistas virtuais serão enviados aos e-mails dos candidatos.

O questionário socioeconômico está disponível na página Formulários.