Seminário de Pesquisa Sociedade e Economia

Prof. Manolo Florentino

Curso: Seminário de Pesquisa Sociedade e Economia – Introdução à pesquisa em História Econômica, Social e Demográfica

O presente curso tem por objetivo introduzir o estudo de alguns métodos e técnicas de pesquisa em Historia Econômica e Social, assim como apresentar as características axiais de algumas tendências teóricas, especialmente no que se refere às relações entre sociedade, indivíduo, hierarquias sociais e escravidão.

I – Teoria, Macrohistória, Ocidentalismos

1. Cavalli-Sforza, Luca. Quem somos? São Paulo: Unesp, 2002.
  2. Bruckner, Pascal. O complexo de culpa do Ocidente. Lisboa: Europa-América, 2008.
  3. Buruma, Ian & Margalit, Avishai. Ocidentalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
  4. Hariri, Yuval Noah. Homo deus – uma breve história do amanhã. São Paulo: Cia. Das Letras, 2015.
  5. Simmel, Georg. Questões fundamentais da Sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
  6. Wolff, Kurt. The sociology of Georg Simmel. Glencoe: The Free Press, 1950.

II – Leituras em Demografia e História Econômica e Social (a completar de acordo ao perfil do grupo)

1. Bergad, Laird W. The comparative histories of slavery in Brazil, Cuba and the United States. New York: Cambridge University Press, 2007.
  2. Eltis, David. The rise of African Slavery in the Americas. New York: Cambridge University Press, 2000
  3. Florentino, Manolo. Em costas Negras. São Paulo: Unesp, 2015
  4. Luna, Francisco Vidal & Klein, Herbert S. Escravismo no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial, 2010
  5. Read, Ian. The hierarchies of slavery in Santos, Brazil, 1822-1888. Stanford: Stanford University Press, 2012
  6. Reis, João José. Domingos Sodré, um sacerdote africano. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
  7. Rios, Ana Lugão e Mattos, Hebe. Memórias do cativeiro – família, trabalho e cidadania no pós-abolição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

Programa completo em PDF: Florentino-2018-01

Segunda-feira