Estudos Exemplares – Experiências (Bem Sucedidas) Da Pesquisa Histórica Em História Da Cultura E Historiografia

Profa. Dra. Norma Cortes

Esta disciplina visa oferecer aos alunos uma coleção de pesquisas históricas bem sucedidas em História da Cultura / Intelectual. Sem pretender um panorama exaustivo, a disciplina reúne peças clássicas desse campo disciplinar cujos autores pertencem a muitas nacionalidades, variadas colorações teóricas, e suas respectivas investigações do passado incidem sobre temas distintos, incomparáveis, entre si desconexos. As aulas consistirão em exercícios de leitura e análise das obras (LEITURA INTEGRAL) e visarão identificar as atitudes teóricas e inclinações epistêmicas de cada autor — os recursos de seus protocolos de verdade; seus métodos; repertórios conceituais; critérios de escolha e manuseio das fontes históricas; matrizes filosóficas e teóricas; procedimentos autorais de persuasão e composição textual etc. —, além de também examinar suas respectivas visões acerca da realidade histórica (propriedades ônticas) e sobre os problemas envolvidos na transitoriedade e historicidade da inteligência. Quanto a esse último aspecto, trata-se de compreender suas concepções acerca do estatuto das ideias (como espírito do tempo, ideologia, representação ou qualquer outro termo equivalente…); a questão sobre a autonomia ou os graus de determinação da inteligência; o papel social dos pensadores; os vínculos entre dogmata e vida prática; os meios de transmissão e divulgação das ideias e das crenças; as questões envolvidas na tradição e na filiação intelectual: continuidade versus inovação nas linhagens de pensamento; as origens empíricas (i.é, origens factuais, não metafísicas) das ideias; os contextos (sociais; lingüísticos — quais?) de recepção ou produção das obras; as múltiplas formas de disputa e reconhecimento pela autoridade intelectual; os processos de institucionalização disciplinar e conformação dos territórios cognitivos; além de outras questões afins típicas do rol de preocupações desse campo historiográfico. Ao término da disciplina, dentro do prazo regulamentar, os alunos deverão apresentar um ensaio cujo tema poderá aplicar ou explorar histórica, teórica ou analiticamente uma ou mais questões debatidas em sala de aula.

Terça-feira