Violência no século XX: entre memória, história, e sentimentos morais

Ementa:

O curso coloca a violência como norte de reflexões e debates sobre o chamado longo século XX. O longo século testemunhou diferentes formas de violência – genocídio, colonialismo, guerras nacionais e civis, lutas por autodeterminação, movimentos civis armados – que desafiaram a comunitas, não raro com desfechos trágicos. Um importante repto vem se
impondo à reflexão historiográfica, uma vez que esses fenômenos, movidos por formas cada vez mais sofisticadas de violência, instalaram traumas, ressentimentos, melancolias, continuidades e descontinuidades narrativas geralmente negligenciadas pelos historiadores, mas obviamente presentes no permanente recalcamento dos que viveram e sobreviveram à violência desse longo Século. Inevitavelmente, essa miríade de fenómenos históricos violentos precipitaria uma viragem epistemológica pós-estruturalista, que só a partir do desfecho da II Guerra Mundial ganhará maior ênfase e cuja historiografia merece ser hoje conhecida e tratada.

Semana 1 (7/8). Apresentação do curso

Semana 2 (14/8). História, memória e a fluidez das fronteiras

Lorenz, Chris. Blurred Lines. History, Memory and the Experience of Time. International Journal for History, Culture and Modernity, v. 2, n. 1, 2004, p. 43–62.
Correia. Correia, Sílvia. S.O.S. (Save Our Souls)! Representação apocalíptica e normalização da violência na memória dos soldados portugueses da Primeira Guerra Mundial. In: Correia, Sílvia; Moreli, Alexandre. Tempos e Espaços de Violência. Rio de Janeiro: Autografia, 2019 (no prelo).

Semana 3 (21/8). Evento-Limite e narrativa

Caldas, Pedro S.P.. O conceito de evento limite: uma análise de seus diagnósticos. Revista Tempo, vol. 25, n.2, mai./ago. 2019. (No prelo)

Semana 4 (28/8). Excesso de memória

Winter, Jay, “The setting: the Great War in the memory boom of the Twentieth century”. In Remembering war: The Great War between history and memory in the twentieth century. New Haven: Yale University Press, 2006, pp. 17-51 (cap. 1).
ASSMAN, Jan. O que é a ‘Memória Cultural’?. In: Alves et all.. Estudos de Memória. Famalicão: Ed. Húmus, 2016, p. 87-116.

Semana 5 (4/9). Silêncio traumático

CARUTH, Cathy. Introdução ao trauma. In: Alves et all..Estudos de Memória. Famalicão: Ed. Húmus, 2016, p. 173-184.
Leed, Eric. “Fateful Memories: Industrialized War and Traumatic Neuroses”, Journal of Contemporary History 35, No. 1, Special Issue: Shell-Shock (2000): 85-100.

Semana 6 (11/9). Holocausto, a zona cinzenta e o debate moral

Levi, Primo. “Zona Cinzenta”. In: Os Afogados e os Sobreviventes. RJ: Paz e Terra, 1990.
Alexander, Jeffrey. “On the Social Construction of Moral Universals . The ‘Holocaust’ from War Crime to Trauma Drama”. European Journal of Social of Theory 5(1): 5-85. 2002.

Semana 7 (18/9). Transferir o trauma

Seligmann-Silva, Márcio. “Narrar o trauma. A questão dos testemunhos de catástrofes históricas, Psicologia Clínica vol. 20, 1 (2008): pp. 65-82.
La Capra, D.. Escribir la historia, escribir el trauma. BA: Nueva Vision, 2005, p. 27-64.

Semana 8 (25/9). Enquadramento(s)

Butler. Judith. Quadros de Guerra. RJ: Civilização Brasileira, 2015, pp. 13-56.
Sontag, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Semana 9 (2/10). Memória: vítimas em competição

Bartov, Omer. Introdução. In Crimes de Guerra. Rothberg, Michel, “Introduction. In Rothberg, Michel, Multidirectional Memory. Stanford:
Stanford University Press, 2009.

Semana 10 (9/10). Sentimentos morais: culpa e responsabilidade

Hannah Arendt. “Organized Guilty and Universal Responsability”. In: Essays in Hannah Arendt. “Organized Guilty and Universal Responsability”. In: Essays in Understanding (1930-1954).
Enzo Traverso. “The Blindness of the Intellectuals: Historicizing Sartre’s Anti-semite and Jew. October, 87, 1999. pp. 72-88.

Semana 11 (16/10). Ressentimento e protesto

Jean Amery. “Ressentimento”. In: Crime e Castigo, Rio de Janeiro. Contraponto, 2012.
Didier Fassin. “On Resentment and Ressentiment The Politics and Ethics of Moral Emotions”, Current Anthropology, Vol. 54, No. 3 (June 2013), pp. 249-267
Franz Fanon. Concerning Violence. In The Wrectched of the Earth.

Semana 12 (23/10). Vulnerabilidade e Resistência

Butler, Judith. Rethinking Vulnerability and Resistance; Brakhe, Sara. Bouncing back: Vulnerability and resistance in times of resilience. In: BUTLER, J., GAMBETTI, Z., & SABSAY, L.. Vulnerability and resistance. Durham Duke University Press, 2016.

Semana 13 (30/10). Melancolia pós-colonial. (aula com a Keila Grinberg)

Enzo Traverso. “Synchronic Times: Walter Benjamin and Daniel Bensaïd”. In Left-Wing Melancholia: Marxism, History, and Memory.
Paul Gilroy. “Race and the right to be Human”. In: Postcolonial Melancholia. New York: Columbia University Press, 2004.

Semana 14 (6/11). Raiva

Pankaj Mishra. “Prologue: Forgotten Conjectures”. In Age of Anger: A History of the Present.

Semana 15 (13/11). Encerramento do Curso