Ditadura militar e política no Brasil – historiografia e história

Ementa:

Pretende-se discutir aspectos políticos do regime ditatorial brasileiro recente a partir do exame de trabalhos de cientistas sociais que o tomam como tema. As questões selecionadas remetem às linhas de força clássicas da historiografia e oferecem subsídios para a discussão da revisão interpretativa que se desenvolve no campo temático.

Objetivo principal: identificar as matrizes subjacentes aos textos.

Programa: O curso será dado em quinze sessões e constará de seminários de leitura em que os alunos apresentarão sumários dos textos, enfatizando os tópicos selecionados. O número de sessões reservado para cada texto leva em consideração sua complexidade e tamanho e poderá variar de acordo com a dinâmica da discussão.

Avaliação: Os alunos elaborarão um trabalho articulando a bibliografia ao seu tema de pesquisa.

Frequência: A ausência em mais de 25% do curso implica reprovação. Poderão ser analisadas situações motivadas por problemas de saúde ou trabalho, desde que o número de faltas não inviabilize o aproveitamento do aluno.

Tópicos:

  • A crise dos anos 60 e o golpe
  • Caracterização do regime
  • Fontes e mecanismos de poder
  • Correntes civis e militares e dinâmica política
  • Periodização do regime

Textos para discussão

(será fornecida bibliografia complementar)

1º STEPAN, Alfred. Os militares na política. As mudanças de padrões na vida brasileira. Rio de Janeiro: Artenova, 1975. Partes 2-4, p. 46-196. (2 sessões)

2º O’DONNELL, Guillermo. Reflexões sobre os estados burocrático-autoritários: São Paulo: Vértice; Revista dos Tribunais, 1987, p. 9-75. (1 sessão)

3º FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1976, Cap. 7, p. 289-366. (2 sessões)

4º DREIFUSS, René Armand. 1964: a conquista do Estado. Ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis (RJ): Vozes, 1981, p. 25-495. (3 sessões)

5º ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e Oposição no Brasil. Petrópolis (RJ): Vozes, 1984. (2 sessões)

7º FIGUEIREDO, Argelina. Democracia ou reformas? Alternativas democráticas à crise pol ít ica: 1961 – 1964 . São Paul o: Paz e T err a, 1993, p . 21 -209 . (1 sessão)

8º REIS, Daniel Aarão. Ditadura militar, esquerdas e sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. (1 sessão)

9º LEMOS, Renato. Contrarrevolução e ditadura: ensaio sobre o processo político brasileiro pós-1964. https://www.academia.edu/928832/Contrarrevolucao_e_ditadura_no_Brasil_-_elementos_para_uma_periodizacao_do_processo_politico_brasileiro_pos-1964 (1 sessão)

plugins premium WordPress