Laboratório de Estudos Africanos – LEÁFRICA

O Laboratório de Estudos Africanos – LEÁFRICA – constitui-se num espaço acadêmico, situado no Instituto de História da UFRJ, dedicado ao ensino, pesquisa e atividades de extensão sobre temas relacionados às sociedades africanas, em sua história e nas diversas expressões de sua cultura. O LEÁFRICA se propõe, ainda, a contribuir para as discussões sobre as formas como esses mesmos temas vem sendo pensados nas universidades e instituições acadêmicas dessa área no Brasil, a partir de diferentes campos de estudo.Os temas estudados no laboratório se inserem de forma privilegiada nos debates contemporâneos, presentes em diversas disciplinas do campo das humanidades, como o tema da diversidade, do diálogo intercultural, e da importância da História da África e dos africanos para a História do mundo, da América e, certamente, do Brasil. O LEÁFRICA pretende se colocar, dentro da UFRJ e na comunidade acadêmica, como uma referência em termos de produção intelectual acerca dos temas referidos, atendendo as necessidades da formação de professores e pesquisadores em História e outros campos do conhecimento afins. Nesse sentido, contribuirá, por um lado, para a implementação das diretrizes educacionais que indicam a História das sociedades africanas como tema obrigatório nos currículos das instituições de ensino de nosso país e, por outro lado, para o compromisso internacional no sentido de incorporar a história da África como conteúdo fundamental nos cursos de História, em nossas escolas e universidades.

Coordenador

Professores associados