Reinvenções da narrativa: ensaios de história e crítica literária

Luiza Larangeira Mello, Felipe Charbel, João Duarte, Kelvin Klein (orgs.)

Em Reinvenções da narrativa, os autores preferem seguir de perto as diferentes formas através das quais se reinventam, hoje e ontem, os modos de narrar o tempo e dar sentido às experiências. Em vez de falar de crise da narrativa, esta obra convida o leitor a prestar atenção às reinvenções da narrativa.

Nessa chave de leitura, os textos desta coletânea buscam amplificar e intensificar as diferentes configurações e texturas narrativas, com seus distintos procedimentos e implicações éticas, que emergem em nosso presente. Em lugar de nos sincronizar em um mesmo tempo, os autores convidam a nos lançar à escuta das ressonâncias de outros tempos e de outras formas.

Com origem em um encontro interdisciplinar entre história e literatura, os textos aqui reunidos buscam provocar o leitor para uma reflexão sobre a dupla historicidade, das obras e de seus horizontes de leitura, interrogando as reinvenções da narrativa ao mesmo tempo que apontam para uma também necessária reinvenção das humanidades. Assim, a leitura e a narrativa, enfim, são apresentadas como um ato de resistência, um modo de se fazer presente.

Download do livro completo.

 

Publicado em 13/06/2019
Editora PUC-Rio