Normas

Orientações para relatórios discentes

Orientações para relatórios discentes

Atualizado em 12 de dezembro de 2024.

Tanto os relatórios dos/as alunos/as como os pareceres dos/as professores/as orientadores/as devem ser enviados SEPARADAMENTE por e-mail para o endereço:
relatorios.veteranos@gmail.com, até o dia 07 de fevereiro de 2025.

Para Mestrandos/as:
● No primeiro relatório anual, os/as alunos/as devem entregar o material que indique sua capacidade de realizar o Exame de Qualificação (1 capítulo, plano de redação e projeto reelaborado), ainda que preliminarmente.
● No segundo relatório anual, devem entregar um copião da dissertação.
● Todos os relatórios anuais devem estar acompanhados de parecer circunstanciado do/a orientador/a – a ser enviado separadamente pelo/a orientador/a.
● Todos/as os/as interessados/as em bolsas (novas ou renovações) deverão assinalar a solicitação no próprio formulário do relatório.

Para Doutorandos/as:
● No primeiro ano, o/a doutorando/a deverá entregar o relatório (incluindo publicações, participações em eventos etc.) e um texto ou capítulo trabalhando suas fontes.
● No segundo ano, além do relatório, deverá entregar dois capítulos, o projeto reelaborado e o plano de redação (material preliminar do Exame de Qualificação).
● No terceiro ano, além do relatório, deverá entregar um terceiro capítulo.
● No quarto ano, deverá entregar o copião da tese.
● Os relatórios devem ser acompanhados por um parecer circunstanciado do/a orientador/a, enviado diretamente por este para a Comissão para o mesmo endereço, relatorios.veteranos@gmail.com.
● Todos/as os/as interessados/as em bolsas (novas ou renovações) deverão assinalar a
solicitação no próprio formulário do relatório.

INSTRUÇÕES DA COMISSÃO DE BOLSAS

Preencha todos os quesitos do formulário de relatório discente (ver Formulários), dividido em cinco partes:

1.Identificação

2. Atividades Acadêmicas:

Disciplinas cursadas;
Representação discente e atividades de colaboração no PPGHIS (ex: participação em comissões);
Capítulo da dissertação ou tese resultante da pesquisa;
Doutorado sanduíche.

3. Produção Intelectual
(SEGUINDO ESTA ORDEM)
● Publicação de artigo
● Publicação de capítulo
● Publicação de livro
● Participação/contribuição para mídias digitais (ex: podcast, blog etc.)
● Comunicação apresentada em evento acadêmico
● Organização de evento
● Oferta de minicurso em evento
● Participação em congressos
● Organização de dossiê de Revista
● Corpo editorial de Revista acadêmica
● Parecer ad hoc avaliação de artigos científicos
● Participação em bancas de trabalho de conclusão (TCC e monografias), e bancas de qualificação ou defesa de pós-graduação
● Participação em projetos de extensão
● Participação como assistente de pesquisa
● Participação em redes internacionais de pesquisadores, grupos de pesquisa ou laboratórios com produções e reuniões periódicas
● Coordenação de subprojetos ou ações dentro do grupo de pesquisa
● Orientação de estudantes da graduação em TCC
● Outras atividades cuja relevância para a pesquisa seja justificada pelo/a aluno/a.

4.Observações relevantes (realização ou não de estágio docente e outros)

5.Solicitação de bolsa

Todas as informações quanto a atividades acadêmicas, produção intelectual e observações relevantes DEVEM SER COMPROVADAS.

Os comprovantes devem seguir a ordem listada nestas orientações, compondo um único arquivo a ser intitulado COMPROVAÇÕES_nome do aluno.

Assim, o/a aluno/a deverá enviar três arquivos SEPARADOS, em um só e-mail, para o seguinte endereço: relatorios.veteranos@gmail.com.
● o formulário, nomeado FORMULÁRIO_nome do aluno.
● o conjunto de comprovações na ordem aqui descrita em um único PDF, nomeado COMPROVAÇÕES_ATIVIDADES ACADÊMICAS_nome do aluno.
● o conjunto de comprovações na ordem aqui descrita em um único PDF, nomeado COMPROVAÇÕES_PRODUÇÃO INTELECTUAL_nome do aluno.

Além dos três arquivos separados, acima descritos, o/a orientador/a deve enviar, em um único email, os pareceres de todos/as os/as seus/suas orientandos/as, também para o endereço: relatorios.veteranos@gmail.com.

IMPORTANTE!

1. O relatório anual é obrigatório para todos/as os/as alunos/as, bolsistas ou não.
2. Documentos que não sigam estas orientações poderão não ser considerados.
3. O material é sigiloso e fica sob responsabilidade da Coordenação do PPGHIS e da Comissão de Bolsas.
4. A produção intelectual deve ser devidamente comprovada.
5. O/a aluno/a não será prejudicado em sua avaliação no caso das disciplinas cursadas para as quais ainda não houver nota e caso seu/sua orientador/a não envie o parecer circunstanciado, mas é também de sua responsabilidade fazer o pedido ao prof./a orientador/a.
6. É necessário incluir no item 4 do formulário – Observações relevantes se o/a
aluno/a fez Estágio Docente ou não. Isto NÃO conta pontos para a avaliação neste
momento, mas é importante para o preenchimento da Plataforma Sucupira.

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