O que tem de novo

Diálogos Afro-Latinos: o conflito armado colombiano do ponto de vista das comunidades negras

Diálogos Afro-Latinos: o conflito armado colombiano do ponto de vista das comunidades negras

O Núcleo de História Oral e Memória (IH/UFRJ) e a Revista Outrora (publicação dos estudantes de graduação de História) convidam todas e todos para a mesa “DIÁLOGOS AFRO-LATINOS: O conflito armado colombiano do ponto de vista das comunidades negras”.

O evento acontecerá na próxima quinta-feira, dia 30 de junho, às 17:30 na sala Celso Lemos, no terceiro andar do IFCS/UFRJ (Largo de São Francisco, n. 1 Centro, RJ) e contará com a presença de:

  • Naka Mandinga, um dos dirigentes do Processo de Comunidades Negras da Colômbia – PCN, apresentará a visão das comunidades negras sobre o conflito armado colombiano que tem impactado de maneira significativa os grupos étnicos, negros e indígenas, que habitam na faixa do Pacífico colombiano. O PCN agrupa mais de 80 organizações afro-colombianas e é responsável pela legislação colombiana que permitiu titular de forma coletiva a propriedade das terras para essas comunidades.
  • Stella Rodriguez Cáceres, membro da Comisión Nacional de la Verdad de Colombia – Capítulo Exílio.
  • Amauri Mendes Pereira, liderança histórica do movimento negro no Brasil e professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRRJ, será o debatedor.

O evento é organizado pelo Núcleo de História Oral e Memória (IH/UFRJ) e pela Revista Outrora, com apoio de Stella Rodriguez Cáceres.