A matrícula dos alunos ingressantes em 2023 será realizada em três etapas:
- Entrega dos documentos e da ficha de matrícula, entre os dias 16/01/2023 e 20/01/2023, exclusivamente por e-mail, no seguinte endereço: ppghis.ufrj@gmail.com. O e-mail deve ser identificado com o assunto “Matrícula PPGHIS 2023 – Mestrado ou Doutorado – Nome completo do aluno”, para que possamos localizá-lo em nossa caixa. Exemplo: “Matrícula PPGHIS 2023 – Mestrado – João Roberto da Silva”. Os documentos devem ser anexados em formato .PDF, com exceção da foto do aluno, que deve ser encaminhada em formato .JPEG.
- No período acima proposto, todos os recém-aprovados interessados em ingressar no programa devem encaminhar os documentos exigidos pela UFRJ, cuja lista segue abaixo, bem como a ficha de matrícula elaborada pelo PPGHIS. Caso o(a) aluno(a) não encaminhe os documentos de matrícula no prazo e também não entre em contato conosco para prestar os devidos esclarecimentos, entenderemos que o(a) mesmo(a) desistiu de sua vaga no programa. A entrega dos documentos fica restrita às datas aqui mencionadas e, portanto, nós não processaremos os respectivos e-mails antes e nem depois dos dias que acabamos de informar.
- Após a recepção de todos os documentos, a secretaria realizará o cadastro dos discentes no sistema de gestão acadêmica (SIGA) da UFRJ, entre os dias 23/01/2023 e 17/02/2023. Assim que os novos alunos forem inseridos no SIGA, nós entraremos em contato para informar a cada um o seu número de matrícula (DRE) e as instruções de acesso à intranet.
- Conferência das cópias enviadas por e-mail (apresentação dos documentos originais), a ser realizada na primeira semana de aulas, a partir do dia 13/03/2023, conforme o calendário oficial da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR2) da UFRJ. Neste período, os alunos deverão comparecer à secretaria do programa portando todos os documentos originais anteriormente apresentados, para que possamos verificar a autenticidade das cópias recebidas.
Os documentos exigidos para o ato da matrícula são os seguintes:
- RG (pedimos que deem preferência à identidade em lugar da CNH);
- CPF (caso o CPF conste no documento de identidade, não é necessário apresentá-lo separadamente);
- Título de Eleitor (pode ser a Certidão de Quitação Eleitoral do TSE, disponível em: https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
- Certificado Militar (ingressantes do sexo masculino);
- Diploma de bacharelado ou licenciatura (caso o diploma esteja em processo de confecção ou o aluno seja concluinte do bacharelado / licenciatura no período de entrega dos documentos, nós aceitaremos, provisoriamente, uma declaração da universidade de origem que ateste a situação, mediante o compromisso de apresentação do diploma assim que o mesmo estiver disponível, respeitadas as exigências previstas no edital e a titulação necessária para o ingresso no mestrado);
- Histórico de bacharelado ou licenciatura;
- Diploma de mestrado, para ingressantes no doutorado (caso o diploma esteja em processo de confecção ou o aluno seja concluinte do mestrado no período de entrega dos documentos, nós aceitaremos, provisoriamente, uma declaração da universidade de origem que ateste a situação, mediante o compromisso de apresentação do diploma assim que o mesmo estiver disponível, respeitadas as exigências previstas no edital e a titulação necessária para o ingresso no doutorado);
- Histórico do mestrado, para ingressantes no doutorado;
- Foto de rosto (estilo 3×4), com boa nitidez e fundo claro, em formato .JPEG.
- Ficha de matrícula do PPGHIS/UFRJ, disponível aqui: https://drive.google.com/file/d/1O76LFXXpeStrH3JTqV3VkRfSi3JtcTJU/view?usp=sharing