O que tem de novo, Processo seletivo

Seleção 2024 – Matrícula – de 25/01 a 02/02

A matrícula dos alunos ingressantes em 2024 será realizada em quatro etapas:

1. Entrega dos documentos e da ficha de matrícula, entre os dias 25/01/2024 e 02/02/2024, exclusivamente por e-mail, no seguinte endereço: ppghis.ufrj@gmail.com. O e-mail deve ser identificado com o assunto “Matrícula PPGHIS 2024 – Mestrado ou Doutorado – Nome completo do aluno”, para que possamos localizá-lo em nossa caixa. Exemplo: “Matrícula PPGHIS 2024 – Mestrado – João Roberto da Silva”. Os documentos devem ser anexados em formato .PDF, com exceção da foto do aluno, que deve ser encaminhada em formato .JPEG.
  2. No período acima proposto, todos os recém-aprovados interessados em ingressar no programa devem encaminhar os documentos exigidos pela UFRJ, cuja lista segue abaixo, bem como a ficha de matrícula elaborada pelo PPGHIS. Caso o(a) aluno(a) não encaminhe os documentos de matrícula no prazo e também não entre em contato conosco para prestar os devidos esclarecimentos, entenderemos que o(a) mesmo(a) desistiu de sua vaga no programa. A entrega dos documentos fica restrita às datas aqui mencionadas e, portanto, nós não processaremos os respectivos e-mails antes nem depois dos dias que acabamos de informar.
  3. Após a recepção de todos os documentos, a secretaria realizará o cadastro dos discentes no sistema de gestão acadêmica (SIGA) da UFRJ, etapa que será concluída até o fim de fevereiro. Assim que os novos alunos forem inseridos no SIGA, nós entraremos em contato para informar a cada um o seu número de matrícula (DRE) e as instruções de acesso à intranet.
  4. Conferência das cópias enviadas por e-mail (apresentação dos documentos originais), a ser realizada na primeira semana de aulas, a partir do dia 11/03/2024, conforme o calendário oficial da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR2) da UFRJ. Neste período, os alunos deverão comparecer à secretaria do programa portando todos os documentos originais anteriormente apresentados, para que possamos verificar a autenticidade das cópias recebidas.

Os documentos exigidos para o ato da matrícula são os seguintes:

• RG (pedimos que deem preferência à identidade em lugar da CNH);
  • CPF (caso o CPF conste no documento de identidade, não é necessário apresentá-lo separadamente);
  • Título de Eleitor (pode ser a Certidão de Quitação Eleitoral do TSE, disponível em: https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
  • Certificado Militar (ingressantes do sexo masculino);
  • Diploma de bacharelado ou licenciatura (caso o diploma esteja em processo de confecção ou o aluno seja concluinte do bacharelado / licenciatura no período de entrega dos documentos, nós aceitaremos, provisoriamente, uma declaração da universidade de origem que ateste a situação, mediante o compromisso de apresentação do diploma assim que o mesmo estiver disponível, respeitadas as exigências previstas no edital e a titulação necessária para o ingresso no mestrado);
  • Histórico de bacharelado ou licenciatura;
  • Diploma de mestrado, para ingressantes no doutorado (caso o diploma esteja em processo de confecção ou o aluno seja concluinte do mestrado no período de entrega dos documentos, nós aceitaremos, provisoriamente, uma declaração da universidade de origem que ateste a situação, mediante o compromisso de apresentação do diploma assim que o mesmo estiver disponível, respeitadas as exigências previstas no edital e a titulação necessária para o ingresso no doutorado);
  • Histórico do mestrado, para ingressantes no doutorado;
  • Foto de rosto (estilo 3×4), com boa nitidez e fundo claro, em formato .JPEG.
  • Ficha de matrícula do PPGHIS/UFRJ, disponível aqui: https://drive.google.com/file/d/1O76LFXXpeStrH3JTqV3VkRfSi3JtcTJU/view?usp=sharing