Ditadura militar e política: historiografia e história – a contribuição pioneira de René Armand Dreifuss em 1964: a conquista do Estado.

O objetivo desta disciplina é discutir e aprofundar a perspectiva analítica sobre o golpe de 1964 e os fundamentos do regime ditatorial que a ele se seguiu lançada por René Armand Dreifuss em sua obra 1964: a conquista do Estado. Ação política, poder e golpe de classe (Petrópolis – RJ: Vozes, 1981). Quando se completam 40 anos da sua publicação, a disciplina se fundamenta na convicção de que ela constitui um ponto de virada na historiografia. A caracterização do golpe de 1964 e do regime ditatorial com base nos seus conteúdos classistas, relacionados aos setores sociais envolvidos no processo, mas, também, na substância das políticas de Estado adotadas a partir de 1964, constituiu um passo pioneiro da historiografia em direção a consistentes interpretações das rupturas institucionais em questão. As suas proposições são altamente pertinentes para o aprofundamento de problemas como a caracterização da natureza da crise geral da sociedade brasileira na primeira metade dos anos 1960 e a definição do sentido histórico do golpe de 1964 e do regime ditatorial vigente no Brasil até 1988.

Muitas obras têm sido produzidas na academia a partir da linha de pesquisa fundada por René A. Dreifuss, oferecendo já uma substancial massa de conhecimento que viabiliza a proposta de aprofundar a análise da imensa variedade de temas focalizados em 1964: a conquista do Estado. O curso contará com a participação de alguns dos autores destes trabalhos, como convidados.

plugins premium WordPress