O romance de formação em perspectiva histórica

A proposta da disciplina é conduzir um estudo intensivo do tema do “romance de formação”, de uma perspectiva que leve em consideração tanto sua dimensão estético-formal como sua historicidade. “Romance de formação” é, na língua portuguesa, a tradução mais recorrente da expressão alemã Bildungsroman, cunhada pelo filólogo alemão Karl Morgenstern, em 1813, para designar uma modalidade romanesca que tem como paradigma Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, de J. W. Goethe. Sem negligenciar as pesquisas sobre o cânone do gênero e a cultura histórica em que foram produzidas suas obras paradigmáticas, mobilizaremos uma concepção mais plástica de “romance de formação”, afastando-nos da vertente da crítica que a associa a um “cânone mínimo” e um Zeitgeist específico, temporalmente circunscrito à cultura alemã da virada do século XVIII para o XIX, e tomaremos o “romance de formação” como uma tradição historicamente dinâmica e aberta, que abarca um conjunto de obras produzidas nos últimos duzentos anos. Ao longo das aulas, discutiremos um conjunto de textos sobre os conceitos de Bildung [formação] e cultura e a modalidade do romance de formação; e finalmente, analisaremos algumas obras que podem ser pensadas a partir da categoria de “romance de formação”, tanto na forma paradigmática do Bildungsroman quanto em formas que subvertem o paradigma