Professor Adjunto de História Medieval (DE)
Doutor em História e Civilizações pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris (2013)

Gabriel de Carvalho Godoy Castanho

Linhas de pesquisa

Setores temáticos

História das práticas de representação e das formas literárias e artísticas
Historiografia, conhecimento histórico e ensino de História
Religiosidades, poderes e sensibilidades

Temas de orientação

História Social das Igrejas Medievais: eremitismo, monasticismo e eclesiologia
História das Escritas Medievais: materialidades, retórica e semântica histórica
História das Emoções na Idade Média: sensibilidades e organização social
História Medieval e Humanidades Digitais: corpora documentais e bases de dados
Medievalismos e o “medievalesco”: usos e abusos da Idade Média

Pesquisas em desenvolvimento

O sistema eclesial medieval: história, ciências sociais e monasticismo (Europa ocidental, séculos IX-XIII);
“Retoricidade”: semântica, escrita e sociedade na Idade Média
Epidemia e comunidade na Idade Média: da renovação historiográfica à história das emoções durante a Peste Negra

Principais trabalhos publicados

CASTANHO, G. O Cônego e o Eremita. Retórica, religião e sociedade (Chartres, 1120-1150). São Paulo: Annablume, 2021 (no prelo).

CASTANHO, G. A construção de uma comunidade sensível: corpo, afeto e emoção nos escritos de Guigo I (Grande Cartuxa, 1109-1136). In: Pasado Abierto. Revista del CEHis. n. 9, p. 34-59, 2019.

CASTANHO, G. Dans la solitude des autres : pour une histoire sociale et politique du concept de solitudo au Moyen Âge. In: Bulletin du Centre d’Études Médiévales d’Auxerre, 22.2, 2016.

CASTANHO, G. Regime de discurso e laços sociais: o silêncio e a escrita monástica na primeira metade do século XII. In: Revista Religião e Sociedade, v. 36, n. 1, p. 56-73, 2016.

CASTANHO, G. A polissemia (social) do deserto: uma história do tópos histórico e historiográfico da solidão monástica no contexto latino medievalRevista de História (São Paulo), n. 173, p. 115-139, 2015.

Outras informações relevantes

Associações:

• Associação Brasileira de Estudos Medievais, desde 2001
  • International Medieval Society, Paris, desde 2009

Nome em citações bibliográficas: CASTANHO, Gabriel de Carvalho Godoy; CASTANHO, G C G; DE CARVALHO GODOY, G., CASTANHO, G.

Laboratórios aos quais se vincula