A Comissão de Saúde do PPGHIS propõe-se a funcionar como intermediadora entre um aluno em estado de vulnerabilidade salutar, seja ela física, psicológica e/ou psiquiátrica, seu orientador e, se for o caso, levar a decisão que julgarmos melhor para o Colegiado, a fim de mediar problemas relacionados à saúde.
Com isto, esperamos que os discentes se sintam confortáveis para abordar assuntos que não discutiriam ou não teriam coragem de discutir com a Coordenação ou com o/a orientador/a, uma vez que não há necessidade de exposição.
Salientamos que nosso objetivo é lidar com casos em que o/a aluno/a tenha comprovação médica para o seu estado, os quais não serão expostos, e assegurar que a comunicação se dê da melhor forma possível.
Até agora a Comissão tem conseguido se articular junto aos orientadores, sempre apoiados pela Coordenação, em benefício dos alunos, que tem conseguido se estabelecer melhor frente às decisões sempre tomadas em conjunto.
A comissão é formada por discentes e docentes do Programa, sendo atualmente composta pela Presidente Profª Maria Paula Araújo, Prof. Jorge Victor, Prof. Fernando Castro, aluna de pós-doutorado Luciana Fagundes, aluno de pós-doutorado Vinicius Kauê e a aluna de doutorado Mareana Mathias.
A Comissão de Saúde, em conjunto com a Rede de Apoio – da Representação discente – é o meio que os alunos devem procurar caso estejam sofrendo de algum problema de saúde.
São tempos difíceis, mas não estamos sozinhos e não precisamos estar.