Arquivo Pandemia vol. 1 e 2

Vera Casa Nova; Andréa Casa Nova Maia

Para quem quer um arquivo de imagens e textos testemunhais ou ficcionais sobre a experiência de isolamento durante os meses de março, abril e maio de 2020, este é o livro perfeito. Revela parte do que nos aconteceu/acontece durante a pandemia.Pedimos aos convidados para enviarem páginas sobre um dia vivido ou alguma criação realizada durante essa época dramática. Textos, desenhos, fotografias,recortes, citações, poesias. Uma pequena coletânea-coleção, um arquivo de memórias vividas na realidade ou na imaginação de artistas, literatos,historiadores, antropólogos, filósofos, sociólogos, psicólogos, geógrafos,comunicólogos… Gente de carne e osso.

Metáforas e metonímias que não cabem somente em versos, mas que se fazem presentes também nas narrativas histórico-antropológicas, visuais, literárias, teóricas, enfim, nos variados campos da linguagem.

Perdas e faltas habitam nosso tempo excessivamente durante uma pandemia tornada guerra. E, como numa guerra,levantam-se gestos, num movimento de fluxos e refluxos. O que leremos aqui é o que Walter Benjamin chama de uma política poética.

Aqui, acolá, num texto ou noutro, numa espécie de materialismo antropológico que é capaz de agarrar esse momento de absoluta tensão, manifesta como uma enervação do corpo coletivo,uma histeria generalizada, vista através das redes sociais.

Organizado por Andréa Casa Nova Maia e Vera Casa Nova, Arquivo Pandemia é um projeto em construção, divulgado pela Editora UFMG em capítulos diários disponibilizados neste site. Posteriormente, os artigos serão reunidos em um livro digital. Um trabalho cuidadoso e de múltiplas vozes. Até o momento, são 74 artigos. Acompanhe a divulgação dos links nas redes sociais da Editora UFMG.

UFMG