O PPGHIS tem recebido estudantes, pesquisadores e professores estrangeiros inseridos em diferentes programas e para estadias que variam entre curtas e longas.
Estudantes estrangeiros/as podem filiar-se ao PPGHIS de diversas maneiras: a) seguindo o processo de seleção de mestrado e doutorado a partir dos editais anuais; b) solicitando coorientação a algum docente do programa que preveja estágios de pesquisa no PPGHIS e no Rio de Janeiro; ou c) seguindo o processo especial para candidatos internacionais. Sob nenhuma circunstância, nenhum/a estudante pode filiar-se de maneira informal. Candidaturas de coorientação devem ser submetidas ao programa de maneira formal, em comunicação direta com a Secretaria do Programa..
A candidatura a vagas e bolsas do PPGHIS tem um calendário anual, que pode ser verificado na página editais. Para as candidaturas de co-orientação ou co-tutela, candidatos devem escrever para este endereço, encaminhando consultas.
Pesquisadores que desejem se filiar ao PPGHIS, para estágios pós-doutorais, estadias de pesquisa, ou participando de projetos colaborativos, podem fazê-lo através de diversos mecanismos de cooperação. Professores visitantes com projetos pedagógicos ou de pesquisa específicos, também podem se integrar, seguindo as normas da UFRJ e o estatuto de nosso programa.
Em ambos os casos, professores ou pesquisadores visitantes e estudantes destinados a diferentes tempos de estadia junto ao PPGHIS precisam atender as exigências das autoridades do ministério do trabalho e da polícia federal brasileiros, sobre os quais prestamos informações e esclarecimentos.