Seminário Sociedade e Política

Seminário de pesquisa em Sociedade e Política

(para Programa completo, veja  aqui ou  ou clique em Sociedade e Política 2019-01)

Proposta

Esta disciplina é obrigatória para a linha de “Sociedade e Política”.  O objetivo principal é discutir novos objetos de estudo, novos conceitos e abordagens que redefiniram e multiplicaram o entendimento conceitual acerca da História Política, em sentido amplo.

Estrutura do curso:

O curso está dividido em cinco módulos. Os primeiros quatro módulos estão centrados em debates historiográficos. Há leituras comuns obrigatórias, e para cada aula um ou mais alunos serão responsáveis pela apresentação de um texto. O último módulo é dedicado à composição de um texto final (veja abaixo).

Expectativas:

• Os textos/livros são lidos por todos, mas, em cada sessão, um ou dois colegas são responsáveis por liderar a discussão. Isto não significa apresentar um resumo do livro. Conseguir maior participação dos colegas é mais valorizado do que apresentar todos os pontos dos textos. Mais de um livro pode ser apresentado em uma determinada sessão. A condução do debate e uma resenha do texto apresentado, pelo(s) líder(es) da discussão, representam 25% da nota do curso.
  • Todos os alunos devem se inscrever na seguinte página Facebook: https://www.facebook.com/groups/309158033033050/ . Dois dias antes da aula (na segunda-feira, portanto), todos os alunos devem colocar na página do curso um parágrafo curto (cinco linhas) de reação às leituras obrigatórias daquela semana. Todos os alunos devem chegar em classe tendo lido TODAS as mensagens de TODOS os colegas. Estejam prontos para comentá-las, construtivamente. Qualquer dúvida, escrevam um email. Presença e participação crítica online representam 25% da nota do curso.
  • O trabalho final é um texto original, curto, entre 10 e 15 páginas, bem referenciado, gramaticalmente correto e bem escrito, em que o aluno analisa uma fonte primária definida em seu próprio projeto. O trabalho final exige várias etapas, marcadas no cronograma – definição da fonte a ser analisada, justificativa sobre a importância da fonte, estrutura do texto, apresentação para a turma, e redação final. Cada uma delas vale nota. Como se trata de um curso de pós-graduação, não serão aceitos atrasos nestas etapas. Ou elas são feitas – ou os pontos são perdidos. Em compensação, não há exatamente um “certo” ou “errado” nas primeiras etapas. Apenas seriedade ou não.  A apresentação e o trabalho final têm avaliação diferenciada. Todo o processo, em conjunto, representa 50% da nota.
  • Parte da literatura obrigatória é em inglês e espanhol. Recomendamos que reservem tempo suficiente para a leitura.

Programa e Cronograma

Apresentação – 20 de março

Módulo I –  História Política, conceitos, abordagens e fontes – 27 de março e 3 de abril

Módulo II – Memórias, comemorações e usos do passado – 10, 17, 24 de abril.

Modulo III – Estatutos de cientificidade da historiografia política –  8 e 15 de maio

OBS.: Em 8 de maio, o aluno deve definir qual a fonte que será analisada no trabalho final (5% da nota).

Módulo IV- A disputa política das narrativas – 22 e 29 de maio

Módulo V  – Produção do texto final

5 de junho – justificativas das escolhas, com debate em classe (5% da nota).

12 de junho – estrutura do texto final (5% da nota). Encontros individuais com a professora Lise Sedrez.

19 e 26 de junho – apresentações da análise de fonte primária (10% da nota).

2 de julho – entrega do texto final (25% da nota) e avaliação do curso.