Endereço
Largo de São Francisco 1
sala 205 – Centro
Rio de Janeiro/RJ – Brasil
CEP: 20051-070
Horário de Atendimento
Quarta-feira, 10:00 – 14:00
Quinta-feira, 10:00 – 14:00
Profa. Dra. Peggy Levitt: Luella LaMer Slaner Professor in Latin American Studies; Professor and Chair, Department of Sociology, Wellesley College, and Associate, Weatherhead Center for International Affairs, Harvard University
Critical Pedagogies and Southern Thinking De-Centering and Re-centering international Social Theory |
Pedagogias Críticas e Pensamento do Sul De-centrando e re-centrando a Teoria Social internacional |
Peggy Levitt Luella LaMer Slaner Professor in Latin American Studies Professor and Chair, Department of Sociology, Wellesley College, and Associate, Weatherhead Center for International Affairs, Harvard University |
Claudio Pinheiro Professor of Asian and African Studies, Graduate Program on Social History, Rio de Janeiro Fed. University; Sephis Programme, Chair; Nelson Mandela University |
As ciências
sociais vêm sendo repetidamente questionadas sobre a relevância heurística de
suas categorias analíticas, seu repertório teórico e métodos. Nas últimas
décadas, tem sido igualmente desafiadas em sua capacidade de abordar questões
sociais que afetam o mundo em geral, oferecendo ferramentas para responder a problemas
que afetam as sociedades do Norte (isto é, centrais, industrializadas,
desenvolvidas) e do Sul (periféricas, em desenvolvimento). Uma questão básica é
sob quais condições a sociologia internacional pode lidar com questões globais?
As críticas
pós-coloniais ou de-coloniais concentraram-se na dimensão epistemológica para
denunciar repetidamente os limites, a irrelevância ou a inadequação da
axiologia ocidental ao abordarem sociedades não-ocidentais. Essas visões
pressupõem que as Ciências Sociais derivam de um projeto ocidental de celebração
da diversidade, através da reificação da homogeneidade cultural e de cânones
hegemônicos produzidos pelo colonialismo. Consequentemente, as reações vão
desde denunciar as Ciências Sociais como o imperialismo – derivado de um
projeto colonial e, portanto, incapaz de a variedade de sociedades em nível
global – até propor a descolonização da disciplina.
Mais
recentemente, contribuições orientadas em torno de um Pensamento Sociológico do Sul vêm ganhando visibilidade. Este
enquadre compartilha a crítica pós/de-colonial sobre as limitações
epistemológicas da teoria sociológica clássica e propõe estratégias para
promover um cânone mais inclusivo para a disciplina, através de uma avaliação
sistemática do sistema de hábitos culturais das Ciências Sociais.
Abordagens
críticas não-Ocidentais tenderam a se concentrar na teoria como fronteira ulterior e espaço preferencial de disputa pela
versão hegemônica, prestando menos atenção ao papel desempenhado pelas rotinas pedagógicas e arsenais metodológicos para reproduzir
uma academia mais dinâmica, igual e diversificada – ainda que dimensão tenha
sido observada pela teoria sociológica clássica.
O curso tem
como objetivo criar condições de observação de práticas inclusivas nas ciências
sociais, através do ensino. A segunda e terceira partes desta disciplina
analisarão o conteúdo dos currículos de diferentes tradições sociológicas
referentes à teoria clássica, pensamento social e teoria social, ensinados em
diferentes épocas. Defendemos que, juntamente com teorias e métodos, as rotinas
pedagógicas são outro aspecto-chave de uma luta por uma relevância renovada para
as ciências sociais no mundo atual e devem ser abordadas criticamente para construir
agendas renovadas e inclusivas para as ciências sociais em geral. O objetivo
não é desautorizar ou condenar a axiologia ocidental como puro imperialismo cultural
nas Ciências Sociais, mas introduzir a relevância do Pensamento do Sul e dos
pensadores sociais para uma discussão renovada sobre a relevância heurística
das Ciências Sociais em geral.
Organização
Este curso
tem uma dupla perspectiva e divide-se em três partes: introduzir duas
discussões (em torno de Sociologias do Sul e Práticas Críticas de Pedagogia) e
desenvolver exercícios para renovar as práticas pedagógicas da disciplina.
Unit 1
Geopoliticas
do conhecimento e revisões críticas do cânone sociológico
Geopolitics of Knowledge and Critical
assessments to the sociological cannon
Unit 2
Pedagogias
críticas, Ciências Sociais e mais além
Critical Pedagogies, Social Sciences and Beyond
Unit 3
Rotinas Pedagógicas revisitadas: inclusão e diversidade
Pedagogic routines: Inclusiveness and diversity
Participação,
Exames e Requisitos
Espera-se
que os alunos leiam a literatura e participem das aulas preparadas para
participar de discussões ativas. Pequenos exercícios serão propostos para serem
aplicados durante as aulas. Mais detalhes serão discutidos na primeira sessão.
O exame final consiste em um ensaio / projeto de 3000 palavras, elaborando um
ou mais dos tópicos discutidos durante o semestre.
Recursos
e Produtos
O curso inclui
leituras e discussão de literatura referida ao tema, a realização de
entrevistas ao vivo com intelectuais do Norte e do Sul Global e, ainda, a
realização de filmes ficcionais sobre estratégias de ensino e reversão de
assimetrias do campo cientifico internacional.
Aspectos
práticos
A
disciplina será ministrada simultaneamente no Rio de Janeiro e em Boston, nas
2as feiras à tarde. As aulas serão tanto em português como em inglês (com
tradução consecutiva) e com transmissão on-line ao vivo.
Inscrições
e informações
Inscrições
de estudantes externos é encorajada e estudantes-ouvintes serão aceitos,
dependendo da lotação da sala de aula.
PPGHIS –
Programa de Pós-graduação em História Social
Largo de
São Francisco, 1/sl. 205 – Rio de Janeiro
(21)
3178-2924 e (21) 99087-2141 (cel/Whatsapp)
ppghis.ufrj@gmail.com | c.pinheiro.ufrj@gmail.com | lsedrez@gmail.com
Prof. Dr. Claudio Pinheiro: Professor African Studies, Graduate Program on Social History, Rio de Janeiro Fed. University; Sephis Programme, Chair; Visiting Professor, Chair for Critical Studies in Higher Education Transformation, Nelson Mandela University
Dia/Horário: Segundas-Feiras / 15h-18h
Sala: Werneck
Esta disciplina é oferecida e co-validada pelo PPGHIS e por Wellesley Colllege/Harvard e funcionará simultaneamente nas duas universidades, em língua inglesa. Em função da alta pré-procura os docentes farão uma seleção de interessadas/os em seguir o curso. Favor contatar os responsáveis pela disciplina pelo email: c.pinheiro.ufrj@gmail.com
Largo de São Francisco 1
sala 205 – Centro
Rio de Janeiro/RJ – Brasil
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Quarta-feira, 10:00 – 14:00
Quinta-feira, 10:00 – 14:00