Projeto “Regiões: história social das desigualdades no Brasil”

Foi divulgado hoje o resultado do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT/CNPq). Dentre os projetos aprovados, encontra-se “Regiões: história social das desigualdades no Brasil”, capitaneado por João Fragoso, membro do PPGHIS. Outros docentes do programa também compõem a iniciativa: Antonio Carlos Jucá, Isabele Mello, Lise Sedrez, Gabriel Castanho, Hanna Sonkajarvi e Roberto Guedes. No total, o projeto contará são 206 pesquisadores, sendo 175 brasileiros e 31 estrangeiros, e envolverá mais de uma dúzia de instituições de nível superior e médio, além de institutos como IPEA e IBGE. A sede das atividades será o Instituto de História da UFRJ. O projeto propõe uma análise histórica da desigualdade social atual, com intuito de levar à população o conhecimento de sua história e, assim, promover a igualdade e consolidar a democracia. Os formuladores da proposta pretendem entender a complexa desigualdade social do país a partir do estudo das Grandes Regiões (IBGE), de suas interações e especificidades.

O PPGHIS parabeniza a todos os envolvidos nesta nova empreitada de fôlego que, certamente, trará excelentes resultados nos próximos anos.

Conferência com Sammy Smooha

No dia 21 de março, às 14 horas, o NIEJ promove a conferência “Ethnic democracy and the political right in comparative perspective”, com o professor Sammy Smooha, na sala Werneck do PPGHIS.

Veja mais informações na imagem acima.

Início do período letivo 2025.1

Dando início ao período letivo de 2025, as aulas no PPGHIS terão início no dia 10 de março.

Abaixo, segue a lista dos cursos que começarão suas atividades em outras datas.

  1. A disciplina “Natureza e história”, ministrada pelo professor José Augusto Pádua, terá início em 26 de março;
  2. O “Seminário da linha de pesquisa História das relações de poder, das instituições e das territorialidades”, ministrado pela professora Isabele Mello, terá início em 18 de março;
  3. O “Seminário da linha de pesquisa História das práticas e das culturas políticas”, ministrado pelos professores Monica Grin e Michel Gherman, terá início em 20 de março;
  4. O “Seminário da linha de pesquisa História da cultura, da cultura científica e historiografia”, ministrado pelo professor Felipe Charbel, terá início em 20 de março.

Todos os outros cursos iniciarão suas atividades na semana de 10 de março.

Seleção anual

O processo seletivo do PPGHIS acontece uma vez por ano, tanto para mestrado como para doutorado. Os editais podem variar significativamente de um ano para outro, e portanto é muito importante ler com atenção os detalhes dos editais vigentes naquele ano. É um processo extremamente elaborado, que envolve todo o corpo docente do Programa.

Os Editais são normalmente publicados em agosto de cada ano, e o processo seletivo ocorre entre inicio de outubro, com conclusão em dezembro. Entre 2020 e 2022, em função da pandemia COVID-19, estas datas foram alteradas.

Desde 2018, as inscrições do processo seletivo do PPGHIS acontecem exclusivamente online, para um máximo de 30 vagas.

Para o processo seletivo 2024, tivemos 267 inscrições, sendo 199 de candidatos ao curso de Mestrado e 68 para o curso de doutorado.

Em todos os recursos, a Coordenação de Seleção é a última instância de decisão, não cabendo recursos externos.

Candidatos internacionais podem seguir um caminho diferente para o ingresso no Programa, conforme se vê no website.

Roteiro para Elaboração de Projeto de Pesquisa

Os Projetos de Mestrado e Doutorado têm um limite máximo páginas de texto. Consulte sempre o edital vigente para mais informações.

Recomendação prévia

Na folha de rosto devem estar indicados os dados institucionais (Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto de História; Programa de Pós-graduação em História Social), o título do projeto, a linha de pesquisa, o grau do curso pretendido (Doutorado ou Mestrado), e o ano.

Os ítens abaixo são obrigatórios. Um projeto sem algum destes ítems, e nesta ordem, pode ser descartado no processo de homologação das inscrições.

Título

O título deve passar uma ideia geral do trabalho. É recomendável a presença de um subtítulo explicativo, que dê conta, brevemente, da delimitação espaço-temporal e da questão central a ser investigada, caso tais informações não estejam presentes no título.

Resumo

Resumo do projeto proposto, contendo, em 1 lauda, o problema a ser tratado na pesquisa.

Introdução

Delimitação do objeto

Neste item, deve ser exposto, com clareza, o objeto de pesquisa, ou seja, a formulação do(s) problema(s). Cabe estabelecer, nesse sentido, a delimitação espacial e temporal, dentro do tema mais geral da pesquisa.

Discussão bibliográfica

Este item consiste num debate crítico sobre as principais obras relacionadas ao tema da pesquisa. Não se trata de uma simples enumeração de obras, mas da apresentação de um debate entre autores ou correntes historiográficas (ou de outros campos das ciências sociais). Não se deve incluir, aqui, a discussão das obras referidas às bases teóricas ou conceituais do projeto.

Objetivos

Trata-se da definição das metas da investigação. É ideal que a cada objetivo corresponda uma hipótese. Este item deve ser, de preferência, exposto em tópicos (iniciados por verbos no infinitivo: demonstrar, estabelecer, comparar etc.), podendo conter um objetivo geral e outros específicos.

Quadro teórico

Neste item devem ser expostos os principais conceitos e ferramentas teóricas a serem mobilizados na pesquisa. Nesse sentido, devem ser discutidos as concepções, os pressupostos e os conceitos que podem estar mais especificamente relacionados a uma tendência ou corrente da historiografia contemporânea.

Hipóteses

As hipóteses de uma pesquisa histórica são “afirmações provisórias”, enunciados prévios a serem verificados, ou seja, possíveis pontos de chegada que o pesquisador mantém em seu horizonte. Dessa forma, correspondem aos objetivos a serem alcançados. Este item deve ser exposto, de preferência, em tópicos, podendo conter uma hipótese central e sub-hipóteses.

Metodologia e fontes

Por metodologia entende-se a descrição dos meios, instrumentos e atividades técnicas necessárias ao tratamento do problema a partir das fontes. Vale notar que as fontes não são repositórios neutros, exigindo tratamento adequado em função de sua especificidade. Para isso, é necessário apresentar uma tipologia das fontes, ou seja, dos diversos materiais (orais, iconográficos, textuais), nas suas diversas formas (processos jurídicos, registros de óbito, jornais, correspondência, pinturas, gravuras etc.). Esta tipologia é a condição para a exposição do tratamento mais apropriado das fontes para dar conta do problema.

Referências bibliográficas

As referências bibliográficas devem ser apresentadas segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

International Applicants

International applicants who are not applying to PPGHIS fellowships will be evaluated by the International Affairs Committee in a separate selection process, with rolling admission deadlines.

A. To receive a conditional acceptance letter, which will be confirmed only after the concession of a valid non-PPGHIS fellowship, the applicant must submit to the PPGHIS office the following documentation by email (ppghis.ufrj@gmail.com):

  1. A digital copy of the undergraduate diploma;
  2. A digital copy of the undergraduate official transcript, for master applicants. Applicants to the doctoral program must also include a copy of their graduate official transcript;
  3. Curriculum Vitae or Lattes Curriculum;
  4. Research project for both master and doctoral applicants, in the style defined in the PPGHIS website (see guidelines for master and doctoral applicants, in the official call for applications for this year);
  5. Statement of intent declaring the applicant will be available during the period required for completion of the course;
  6. Statement from the candidate identifying potential advisors at PPGHIS;
  7. Two confidential letters of recommendation from qualified professionals (preferably faculty), emailed to the PPGHIS address (ppghis.ufrj@gmail.com or ppghis@historia.ufrj.br). In the letter, the writer should include information on how and for how long s/he knew the applicant, as well as evaluate the applicant´s academic performance and potential for graduate studies in history. The email should remain confidential and must be dated before the day scheduled for the meeting of the Master or Doctoral Selection Committee.

B. To register in the Program, applicants must first show proof of concession of a valid international fellowship and/or PEC-PG (CAPES) before the deadline for enrollment for the first semester of the academic year.

C. Deadline for online application is August 29th of the current year. Excepcionally applications after this date may be considered, with reasonable justification.

D. The International Affairs Committee will evaluate complete applications until September 30 of the same year, when the results will be announced.

For further information on fellowships and legal requirements, please consult the following site:
Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)

According to the University regulations, the dissertation or thesis may be presented in English or Spanish.

Bolsas de mestrado e doutorado 2025

A partir dos relatórios produzidos pela comissão de bolsas (verifiquem esses documentos AQUI), foram feitas listas com os alunos já contemplados com bolsas de mestrado e doutorado, assim como a ordem da classificação para a obtenção de novas bolsas. Essa ordem foi montada respeitando o critério de alternância entre estudantes ingressantes e veteranos. Além disso, a cada 3 bolsas atribuídas, 1 nova será seguirá a lista da reserva por critérios socioeconômicos. Conforme novas bolsas forem sendo efetivadas, a listagem será atualizada, podendo ser consultada ao longo de todo ano nos links abaixo:

Bolsas para mestrandos

Bolsas para doutorandos

*documentos atualizados em 26/3/2025, às 18:30

Avaliação dos relatórios anuais 2025

A Comissão de Finanças divulgou o resultado das avaliações dos relatórios anuais referentes ao ano de 2024, assim como as solicitações de bolsa por critérios socioeconômicos.

Verifiquem, abaixo, as três atas formuladas pela comissão:

Ata 1 – avaliação dos relatórios de mestrandos;

Ata 2 – avaliação dos relatórios de doutorandos;

Ata 3 – avaliação das solicitações de classificação por critérios socioeconômicos.

Entrevistas da Comissão de Bolsas para classificação dos candidatos a bolsas socioeconômicas – 2025

Dia 20/02/2025, quinta-feira

Todas as entrevistas acontecerão pelo Zoom, com link disponibilizado por e-mail (a não ser compartilhado).

MESTRADO
NomeE-mailHorário da entrevista (15min)
Anna Klara Carvalho Consentino  annaconsentino@gmail.com  13h45
Adriany Souza de Oliveiraadriany.s.oliveira@gmail.com  14h
Ana Gabriella dos Santos de Limaanagabriellalima0108@gmail.com  14h15
Anna Beatriz Cardoso Teixeiraannabeatriz3012@gmail.com  14h30
Arthur Luis de Vasconcelos da Costavasconcelos.arthur7@hotmail.com  14h45
   
Giovana Souza Cunha Pecorarogiovanasc95@gmail.com  15h15
Isis Gonçalvesisis.corsino@gmail.com15h30
Joaquim Guilherme Camargo Mendesjoaquim.guilherme55@gmail.com  15h45
Mariana Silva Alvesmari.silva.ves@gmail.com16h
   
Sarah Lidia Vieira da Silvasarahlidiasilva17@gmail.com16h30  
DOUTORADO  
Inghrid da Costa Masullo Mendesimghrid.masullo@gmail.com  16h45
Isis Saraiva Leão Medinaisislmedina@gmail.com  17h

Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 2025.

Profa. Lorena Lopes

Presidente da Comissão de Bolsas do PPGHIS em 2025

Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 2025.

Profa. Lorena Lopes

Presidente da Comissão de Bolsas do PPGHIS em 2025

Brasil, África e Ásia na Monarquia Portuguesa

No dia 25 de fevereiro será lançado o livro “Brasil, África e Ásia na Monarquia Portuguesa: [séculos XVI-XVIII]”, organizado por três professores do PPGHIS: Antonio Carlos Jucá de Sampaio, Isabele de Matos Pereira de Mello e Roberto Guedes. A obra é resultado do Seminário Internacional “ART 20 anos”, que ocorreu em 2021, em comemoração aos 20 anos da publicação do livro “ O Antigo Regime nos Trópicos”. 

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