Em um ciclo de conferências de periodicidade mensal, sediado pelo Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, professores e pesquisadores especialistas em História Moderna serão convidados não apenas a expor os meandros e os resultados de suas mais recentes pesquisas, mas sobretudo a explorar nelas os aspectos que lhes pareçam especialmente relevantes para uma reflexão mais transversal a respeito das transformações e dinâmicas fundadoras da modernidade. Tais aspectos, podendo incluir desde debates historiográficos e campos de investigação variados, vias de diálogo com outras ciências, ou mesmo metodologias e tipos de documentos utilizados, poderão dar uma amostra progressiva da riqueza e da importância dos estudos sobre a época moderna, a partir principalmente de um panorama do seu desenvolvimento recente nas instituições de ensino e de pesquisa brasileiras, mas também de algumas interfaces ou alternativas trazidas pela contribuição de convidados estrangeiros. Sua realização conta igualmente com o apoio da H_Moderna: Rede Brasileira de Estudos em História Moderna.
A Reitoria da UFRJ suspendeu todas as aulas de graduação e pós-graduação da Universidade desde o dia 16 de março de 2020. O Consuni aprovou um novo calendário que permite o reinício da aulas remotas na pós graduação a partir de 3 de agosto.
Veja o calendário completo.
As turmas planejadas para 2020.1 estão mantidas, e terão início portanto na PRIMEIRA SEMANA DE AGOSTO. Contacte seus professores. Eles vão informá-los sobre os links para acesso as aulas, e a metodologia usada neste período emergencial.
A coordenação do PPGHIS, junto com a direção do Instituto de História, tomou medidas para reduzir a exposição de seus alunos, professores e técnicos administrativos ao vírus, seja no ambiente de trabalho, como no transporte. O quadro é dinâmico e vamos alterar procedimentos na medida do necessário.
O Programa funciona neste período emergencial, em termos de horário e atendimento, da seguinte forma:
O atendimento é exclusivamente remoto, e exclusivamente por email. Não há atendimento por telefone ou pessoalmente.
Todos os pedidos de declarações, certificados, devem ser feitos por email à secretaria. Não serão produzidos no mesmo dia. Não há exceções.
O prédio IH/IFCS está fechado ao público. Somente atividades inadiáveis, e com permissão da direção do IFCS e do IH podem ser realizadas. Isto significa entrar nas salas, recuperar material, ou qualquer coisa que signifique entrar fisicamente no prédio.
As bancas estão mantidas, utilizando sistemas remotos.