International Applicants

International applicants who are not applying to PPGHIS fellowships will be evaluated by the International Affairs Committee in a separate selection process, with rolling admission deadlines.

A. To receive a conditional acceptance letter, which will be confirmed only after the concession of a valid non-PPGHIS fellowship, the applicant must submit to the PPGHIS office the following documentation by email (ppghis.ufrj@gmail.com):

  1. A digital copy of the undergraduate diploma;
  2. A digital copy of the undergraduate official transcript, for master applicants. Applicants to the doctoral program must also include a copy of their graduate official transcript;
  3. Curriculum Vitae or Lattes Curriculum;
  4. Research project for both master and doctoral applicants, in the style defined in the PPGHIS website (see guidelines for master and doctoral applicants, in the official call for applications for this year);
  5. Statement of intent declaring the applicant will be available during the period required for completion of the course;
  6. Statement from the candidate identifying potential advisors at PPGHIS;
  7. Two confidential letters of recommendation from qualified professionals (preferably faculty), emailed to the PPGHIS address (ppghis.ufrj@gmail.com or ppghis@historia.ufrj.br). In the letter, the writer should include information on how and for how long s/he knew the applicant, as well as evaluate the applicant´s academic performance and potential for graduate studies in history. The email should remain confidential and must be dated before the day scheduled for the meeting of the Master or Doctoral Selection Committee.

B. To register in the Program, applicants must first show proof of concession of a valid international fellowship and/or PEC-PG (CAPES) before the deadline for enrollment for the first semester of the academic year.

C. Deadline for online application is August 29th of the current year. Excepcionally applications after this date may be considered, with reasonable justification.

D. The International Affairs Committee will evaluate complete applications until September 30 of the same year, when the results will be announced.

For further information on fellowships and legal requirements, please consult the following site:
Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)

According to the University regulations, the dissertation or thesis may be presented in English or Spanish.

Bolsas de mestrado e doutorado 2025

A partir dos relatórios produzidos pela comissão de bolsas (verifiquem esses documentos AQUI), foram feitas listas com os alunos já contemplados com bolsas de mestrado e doutorado, assim como a ordem da classificação para a obtenção de novas bolsas. Essa ordem foi montada respeitando o critério de alternância entre estudantes ingressantes e veteranos. Além disso, a cada 3 bolsas atribuídas, 1 nova será seguirá a lista da reserva por critérios socioeconômicos. Conforme novas bolsas forem sendo efetivadas, a listagem será atualizada, podendo ser consultada ao longo de todo ano nos links abaixo:

Bolsas para mestrandos

Bolsas para doutorandos

*documentos atualizados em 6/6/2025, às 14:00

Avaliação dos relatórios anuais 2025

A Comissão de Finanças divulgou o resultado das avaliações dos relatórios anuais referentes ao ano de 2024, assim como as solicitações de bolsa por critérios socioeconômicos.

Verifiquem, abaixo, as três atas formuladas pela comissão:

Ata 1 – avaliação dos relatórios de mestrandos;

Ata 2 – avaliação dos relatórios de doutorandos;

Ata 3 – avaliação das solicitações de classificação por critérios socioeconômicos.

Entrevistas da Comissão de Bolsas para classificação dos candidatos a bolsas socioeconômicas – 2025

Dia 20/02/2025, quinta-feira

Todas as entrevistas acontecerão pelo Zoom, com link disponibilizado por e-mail (a não ser compartilhado).

MESTRADO
NomeE-mailHorário da entrevista (15min)
Anna Klara Carvalho Consentino  annaconsentino@gmail.com  13h45
Adriany Souza de Oliveiraadriany.s.oliveira@gmail.com  14h
Ana Gabriella dos Santos de Limaanagabriellalima0108@gmail.com  14h15
Anna Beatriz Cardoso Teixeiraannabeatriz3012@gmail.com  14h30
Arthur Luis de Vasconcelos da Costavasconcelos.arthur7@hotmail.com  14h45
   
Giovana Souza Cunha Pecorarogiovanasc95@gmail.com  15h15
Isis Gonçalvesisis.corsino@gmail.com15h30
Joaquim Guilherme Camargo Mendesjoaquim.guilherme55@gmail.com  15h45
Mariana Silva Alvesmari.silva.ves@gmail.com16h
   
Sarah Lidia Vieira da Silvasarahlidiasilva17@gmail.com16h30  
DOUTORADO  
Inghrid da Costa Masullo Mendesimghrid.masullo@gmail.com  16h45
Isis Saraiva Leão Medinaisislmedina@gmail.com  17h

Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 2025.

Profa. Lorena Lopes

Presidente da Comissão de Bolsas do PPGHIS em 2025

Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 2025.

Profa. Lorena Lopes

Presidente da Comissão de Bolsas do PPGHIS em 2025

Brasil, África e Ásia na Monarquia Portuguesa

No dia 25 de fevereiro será lançado o livro “Brasil, África e Ásia na Monarquia Portuguesa: [séculos XVI-XVIII]”, organizado por três professores do PPGHIS: Antonio Carlos Jucá de Sampaio, Isabele de Matos Pereira de Mello e Roberto Guedes. A obra é resultado do Seminário Internacional “ART 20 anos”, que ocorreu em 2021, em comemoração aos 20 anos da publicação do livro “ O Antigo Regime nos Trópicos”. 

Seleção 2025 – Matrícula – de 04/02 a 10/02

A matrícula dos alunos ingressantes em 2025 será realizada em três etapas:

  1. Entrega dos documentos e da ficha de matrícula, entre os dias 04/02/2025 e 10/02/2025, exclusivamente por e-mail, no seguinte endereço: ppghis.ufrj@gmail.com. O e-mail deve ser identificado com o assunto “Matrícula PPGHIS 2025 – Mestrado ou Doutorado – Nome completo do aluno”, para que possamos localizá-lo em nossa caixa. Exemplo: “Matrícula PPGHIS 2025 – Mestrado – João Roberto da Silva”. Os documentos devem ser anexados em formato .PDF, com exceção da foto do aluno, que deve ser encaminhada em formato .JPEG. Nesse período, todos os recém-aprovados interessados em ingressar no programa devem encaminhar os documentos exigidos pela UFRJ, cuja lista segue abaixo, bem como a ficha de matrícula elaborada pelo PPGHIS. Caso o(a) aluno(a) não encaminhe os documentos de matrícula no prazo e também não entre em contato conosco para prestar os devidos esclarecimentos, entenderemos que o(a) mesmo(a) desistiu de sua vaga.
  2. Após a recepção de todos os documentos, a secretaria realizará o cadastro dos discentes no sistema de gestão acadêmica (SIGA) da UFRJ. Assim que os novos alunos forem inseridos no SIGA, nós entraremos em contato para informar a cada um o seu número de matrícula (DRE) e as instruções de acesso à intranet.
  3. Conferência das cópias enviadas por e-mail (apresentação dos documentos originais), a ser realizada na primeira semana de aulas, a partir do dia 10/03/2024, conforme o calendário oficial da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR2) da UFRJ. Neste período, os alunos deverão comparecer à secretaria do programa portando todos os documentos originais anteriormente apresentados, para que possamos verificar a autenticidade das cópias recebidas.

Os documentos exigidos para o ato da matrícula são os seguintes:

  • RG (pedimos que deem preferência à identidade em lugar da CNH);
  • CPF (caso o CPF conste no documento de identidade, não é necessário apresentá-lo separadamente);
  • Título de Eleitor (pode ser a Certidão de Quitação Eleitoral do TSE, disponível em: https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
  • Certificado Militar (ingressantes do sexo masculino);
  • Diploma de bacharelado ou licenciatura (caso o diploma esteja em processo de confecção ou o aluno seja concluinte do bacharelado / licenciatura no período de entrega dos documentos, nós aceitaremos, provisoriamente, uma declaração da universidade de origem que ateste a situação, mediante o compromisso de apresentação do diploma assim que o mesmo estiver disponível, respeitadas as exigências previstas no edital e a titulação necessária para o ingresso no mestrado);
  • Histórico de bacharelado ou licenciatura;
  • Diploma de mestrado, para ingressantes no doutorado (caso o diploma esteja em processo de confecção ou o aluno seja concluinte do mestrado no período de entrega dos documentos, nós aceitaremos, provisoriamente, uma declaração da universidade de origem que ateste a situação, mediante o compromisso de apresentação do diploma assim que o mesmo estiver disponível, respeitadas as exigências previstas no edital e a titulação necessária para o ingresso no doutorado);
  • Histórico do mestrado, para ingressantes no doutorado;
  • Foto de rosto (estilo 3×4), com boa nitidez e fundo claro, em formato .JPEG.
  • Ficha de matrícula do PPGHIS/UFRJ (pode ser preenchida e assinada manualmente ou de modo digital), disponível aqui: https://drive.google.com/file/d/1O76LFXXpeStrH3JTqV3VkRfSi3JtcTJU/view?usp=sharing

Monica Lima, professora do PPGHIS, presidirá o Arquivo Nacional

Foi divulgada hoje a notícia de que a professora Monica Lima, do PPGHIS, foi indicada para a presidência do Arquivo Nacional e deverá tomar posse no cargo já em fevereiro. A coordenação do programa parabeniza Monica Lima pela indicação para a chefia de uma instituição tão prestigiosa, desejando-lhe todo o sucesso no cargo.

Veja AQUI a notícia da indicação.

Documentos históricos e desafios digitais

Entre 22 e 24 de janeiro, acontece em Lisboa o colóquio “Documentos históricos e desafios digitais: o projeto Iforal em debate”, que tem em sua programação, no dia 24, uma conferência do do professor Gabriel Castanho, do PPGHIS. O encontro se dá de forma híbrida e mais informações podem ser obtidas AQUI.

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