External Awards
2024
Patrícia Ramos Geremias, doutora formada pelo PPGHIS e orientada por Monica Grin, foi vencedora da 17a. edição do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa, uma das láureas mais prestigiadas da área de História. A tese, defendida no programa em 2019, é intitulada “Como se fosse da família”: arranjos formais e informais de criação e trabalho de menores pobres na cidade do Rio de Janeiro (1860-1910) e já havia sido premiada no programa em 2020.
2023
Maurício Elias Zouein, orientado por Andrea Casa Nova Maia, no Convênio DINTER com a Universidade Federal de Roraima – foi
indicado ao Prêmio Jabuti 2023 pelo livro
A ideia de civilização nas imagens da Amazônia 1865-1908, derivado de sua tese de doutorado.
2021
Jerônimo Aguiar Duarte da Cruz, recebeu menção honrosa no Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos, organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, por sua dissertação de mestrado, defendida em 2018, com o título “Um Rio açucareiro: lavradores em Campo Grande, séc. XVIII”, orientada pelo professor João Fragoso.
Denise da Silva de Oliveira, também recebeu menção honrosa no mesmo Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos, por sua dissertação de mestrado, defendida em 2020, com o título: “Já escolheu seu disco?”: fonografia, ouvintes e Discoteca Pública do Distrito Federal, orientada pela professora Marieta de Moraes Ferreira.
2020
Daniel Dutra Coelho Braga, prêmio Manoel Salgado de 2019, orientado por José Augusto Pádua, teve sua tese com o título “Colonialidade nos trópicos: a América meridional e as viagens de volta ao mundo da Marinha francesa (c.1815–c.1852)” escolhida como a melhor tese em história da ciência pela SBHC.
2020
Clemente Gentil Penna, orientado por Manolo Garcia Florentino, recebeu o prêmio de melhor tese de história econômica de todo o país, pela Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, com o trabalho intitulado “Economias Urbanas: capital, créditos e escravidão na cidade do Rio de Janeiro, c.1820-1860” .
2019
Aryana Lima Costa, orientada por Marieta de Moraes Ferreira, recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de tese pela seu trabalho “De um curso d’água a outro: memória e disciplinarização do saber histórico na formação dos primeiros professores no curso de História da USP”.
2018
Vinicius Miranda Cardoso, orientado por Beatriz Catão, recebeu o primeiro lugar pelo seu trabalho O Padroeiro Principal da terra: poderes locais e o culto político-religioso a São Sebastião no Rio de Janeiro, c.1680-c.1763, no Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro,
2018
Bruno Capilé, orientado por Lise Sedrez, recebeu menção honrosa pelo seu trabalho Os Muitos Rios do Rio de Janeiro: transformações e interações entre dinâmicas sociais e sistemas fluviais na cidade do Rio de Janeiro (1850-1889) no Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro,
2017
Pedro Teixeirense, recebeu o Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas, com sua tese de doutorado “A invenção do inimigo: história e memória dos dossiês e contra-dossiês da ditadura militar brasileira (1964-2001)”, na qual foi orientado pelo Prof. Carlos Fico.
2016
Miqueias Henrique Mugge, menção honrosa na Brazil Section Prizes / Prêmios da Seção Brasil da Latin American Studies Association, categoria “Best Dissertation/Melhor Tese”, com sua tese “Senhores da Guerra: Elites militares no Sul do Império do Brasil (Comandantes Superiores da Guarda Nacional: 1845-1873, ” orientado por Vitor Izecksohn.
2015
Edianne dos Santos Nobre recebeu o Prêmio CAPES de Tese para a tese “Incêndios da alma: a beata Maria de Araújo e a experiência mística no Brasil do Oitocentos”, defendida sob a orientação de Jacqueline Hermann.
2013
Diego Galeano, orientado por Marcos Bretas, pelo trabalho “Criminosos viajantes, vigilantes modernos. Circulações policiais entre o Rio de Janeiro e Buenos Aires, 1890-1930“, recebeu o Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa, e Menção Honrosa no Prêmo CAPES de Teses.
2010
Tiago Luis Gil recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses para a tese “COISAS DO CAMINHO: TROPEIROS E SEUS NEGÓCIOS DO VIAMÃO À SOROCABA (1780-1810)“, defendida sob orientação de João Luis Ribeiro Fragoso.