Letter Grade Scale

Conversion Chart

Letter Grade PPGHISGrade (X)
AX ≥ 9,0
BX ≥ 8,0 e X
CX ≥ 7,0 e X
DX
Approved by PPGHIS faculty in May 2019.

PPGHIS’ approval grade is 7,0 (C)

Evaluation for theses and dissertations includes reproval, conditionally approval, approval with distinction, approval cum laude. The latter is the maximum level of distinction, and it requires unanimity from the thesis/dissertation committee.

Topoi in the SJR ranking: top among Brazilian academic journals in History

Foi publicado o ranking da SCImago Journal & Country Rank (o ranking das revistas indexadas na SCOPUS). A Topoi ficou em primeiro lugar, entre as revistas brasileiras da área de História / Arts and Humanities, e sexto lugar para Scimago-Arts and Humanities/História na América Latina.  Eis o link para o ranking:

https://www.scimagojr.com/journalrank.php?area=1200&country=BR&type=j&category=1202.

A editora Luiza Larangeira e sublinhou a importância deste trabalho em equipe: “Gostaria de agradecer aos editores da Topoi, à toda equipe técnica e à coordenação do PPGHIS pelo trabalho conjunto. Em especial agradeço a Henrique Gusmão e Sílvia Correia, responsáveis pelo processo de indexação da Topoi na SCOPUS, sem o qual a revista não entraria no ranking. E também à Lise, pelo apoio constante, à Millena Farias, da equipe de indexação coordenada pela Sílvia Correia, e a Mareana Barbosa e Mylena Porto da equipe de divulgação, cujo trabalho é fundamental para a indexação e fator de impacto da revista.”

O processo de indexação é um trabalho contínuo, mas é importante celebrar a avaliação da TOPOI por uma das principais e mais importantes bases de indexação internacional de revistas científicas das áreas das ciências sociais e humanas.

Vitor Izecksohn granted FAPERJ fellowship

Vitor Izecksohn

Professor Vitor Izecksohn was announced last week as one of the recipients of the very prestigious FAPERJ fellowship, bolsa Cientista do Nosso Estado, for his research project “Federalismos alternativos: os Estados Confederados da América e a Confederação Argentina, 1852-1865.”

For more information see http://www.faperj.br/?id=4222.2.0

University and the Teaching of History

O livro Universidade e ensino de história, organizado pela historiadora Marieta de Moraes Ferreira e publicado pela FGV Editora, apresenta um conjunto de trabalhos que enfocam diferentes conjunturas e regiões e que pretendem estimular uma reflexão para o enfrentamento dos desafios na renovação da formação dos professores, assim como levar o conhecimento histórico para um público mais amplo.

Para marcar esse lançamento, a organizadora da obra se encontrará, por meio de webinar, para um bate-papo com as professoras Margarida Maria Dias de Oliveira, Mara Cristina de Matos Rodrigues e Aryana Lima Costa, que também assinam artigos do livro com vários outros professores e professoras.

18/05 – 18 horas

YouTube Channel

For more information see: https://evento.fgv.br/universidade_ensinodehistoria/

Orientações para relatórios discentes

Atualizado em 12 de dezembro de 2024.

Tanto os relatórios dos/as alunos/as como os pareceres dos/as professores/as orientadores/as devem ser enviados SEPARADAMENTE por e-mail para o endereço:
relatorios.veteranos@gmail.com, até o dia 07 de fevereiro de 2025.

Para Mestrandos/as:
● No primeiro relatório anual, os/as alunos/as devem entregar o material que indique sua capacidade de realizar o Exame de Qualificação (1 capítulo, plano de redação e projeto reelaborado), ainda que preliminarmente.
● No segundo relatório anual, devem entregar um copião da dissertação.
● Todos os relatórios anuais devem estar acompanhados de parecer circunstanciado do/a orientador/a – a ser enviado separadamente pelo/a orientador/a.
● Todos/as os/as interessados/as em bolsas (novas ou renovações) deverão assinalar a solicitação no próprio formulário do relatório.

Para Doutorandos/as:
● No primeiro ano, o/a doutorando/a deverá entregar o relatório (incluindo publicações, participações em eventos etc.) e um texto ou capítulo trabalhando suas fontes.
● No segundo ano, além do relatório, deverá entregar dois capítulos, o projeto reelaborado e o plano de redação (material preliminar do Exame de Qualificação).
● No terceiro ano, além do relatório, deverá entregar um terceiro capítulo.
● No quarto ano, deverá entregar o copião da tese.
● Os relatórios devem ser acompanhados por um parecer circunstanciado do/a orientador/a, enviado diretamente por este para a Comissão para o mesmo endereço, relatorios.veteranos@gmail.com.
● Todos/as os/as interessados/as em bolsas (novas ou renovações) deverão assinalar a
solicitação no próprio formulário do relatório.

INSTRUÇÕES DA COMISSÃO DE BOLSAS

Preencha todos os quesitos do formulário de relatório discente (ver Formulários), dividido em cinco partes:

1.Identificação

2. Atividades Acadêmicas:

Disciplinas cursadas;
Representação discente e atividades de colaboração no PPGHIS (ex: participação em comissões);
Capítulo da dissertação ou tese resultante da pesquisa;
Doutorado sanduíche.

3. Produção Intelectual
(SEGUINDO ESTA ORDEM)
● Publicação de artigo
● Publicação de capítulo
● Publicação de livro
● Participação/contribuição para mídias digitais (ex: podcast, blog etc.)
● Comunicação apresentada em evento acadêmico
● Organização de evento
● Oferta de minicurso em evento
● Participação em congressos
● Organização de dossiê de Revista
● Corpo editorial de Revista acadêmica
● Parecer ad hoc avaliação de artigos científicos
● Participação em bancas de trabalho de conclusão (TCC e monografias), e bancas de qualificação ou defesa de pós-graduação
● Participação em projetos de extensão
● Participação como assistente de pesquisa
● Participação em redes internacionais de pesquisadores, grupos de pesquisa ou laboratórios com produções e reuniões periódicas
● Coordenação de subprojetos ou ações dentro do grupo de pesquisa
● Orientação de estudantes da graduação em TCC
● Outras atividades cuja relevância para a pesquisa seja justificada pelo/a aluno/a.

4.Observações relevantes (realização ou não de estágio docente e outros)

5.Solicitação de bolsa

Todas as informações quanto a atividades acadêmicas, produção intelectual e observações relevantes DEVEM SER COMPROVADAS.

Os comprovantes devem seguir a ordem listada nestas orientações, compondo um único arquivo a ser intitulado COMPROVAÇÕES_nome do aluno.

Assim, o/a aluno/a deverá enviar três arquivos SEPARADOS, em um só e-mail, para o seguinte endereço: relatorios.veteranos@gmail.com.
● o formulário, nomeado FORMULÁRIO_nome do aluno.
● o conjunto de comprovações na ordem aqui descrita em um único PDF, nomeado COMPROVAÇÕES_ATIVIDADES ACADÊMICAS_nome do aluno.
● o conjunto de comprovações na ordem aqui descrita em um único PDF, nomeado COMPROVAÇÕES_PRODUÇÃO INTELECTUAL_nome do aluno.

Além dos três arquivos separados, acima descritos, o/a orientador/a deve enviar, em um único email, os pareceres de todos/as os/as seus/suas orientandos/as, também para o endereço: relatorios.veteranos@gmail.com.

IMPORTANTE!

1. O relatório anual é obrigatório para todos/as os/as alunos/as, bolsistas ou não.
2. Documentos que não sigam estas orientações poderão não ser considerados.
3. O material é sigiloso e fica sob responsabilidade da Coordenação do PPGHIS e da Comissão de Bolsas.
4. A produção intelectual deve ser devidamente comprovada.
5. O/a aluno/a não será prejudicado em sua avaliação no caso das disciplinas cursadas para as quais ainda não houver nota e caso seu/sua orientador/a não envie o parecer circunstanciado, mas é também de sua responsabilidade fazer o pedido ao prof./a orientador/a.
6. É necessário incluir no item 4 do formulário – Observações relevantes se o/a
aluno/a fez Estágio Docente ou não. Isto NÃO conta pontos para a avaliação neste
momento, mas é importante para o preenchimento da Plataforma Sucupira.

Research Seminars

We have received several inquiries from students regarding the “Research Seminars” in their transcripts.

“Research Seminars” represent the development of the dissertation/thesis that in fact occurs throughout the time that the student is affiliated to the master’s / doctorate program. They are used to fulfill the credit requirements and will appear every semester. It is not connected to the disciplines actually requested by the student.

plugins premium WordPress