Universidade e ensino de história

O livro Universidade e ensino de história, organizado pela historiadora Marieta de Moraes Ferreira e publicado pela FGV Editora, apresenta um conjunto de trabalhos que enfocam diferentes conjunturas e regiões e que pretendem estimular uma reflexão para o enfrentamento dos desafios na renovação da formação dos professores, assim como levar o conhecimento histórico para um público mais amplo.

Para marcar esse lançamento, a organizadora da obra se encontrará, por meio de webinar, para um bate-papo com as professoras Margarida Maria Dias de Oliveira, Mara Cristina de Matos Rodrigues e Aryana Lima Costa, que também assinam artigos do livro com vários outros professores e professoras.

18/05 – 18 horas

Canal YouTube

Para mais informações veja: https://evento.fgv.br/universidade_ensinodehistoria/

Orientações para relatórios discentes

Atualizado em 12 de dezembro de 2024.

Tanto os relatórios dos/as alunos/as como os pareceres dos/as professores/as orientadores/as devem ser enviados SEPARADAMENTE por e-mail para o endereço:
relatorios.veteranos@gmail.com, até o dia 07 de fevereiro de 2025.

Para Mestrandos/as:
● No primeiro relatório anual, os/as alunos/as devem entregar o material que indique sua capacidade de realizar o Exame de Qualificação (1 capítulo, plano de redação e projeto reelaborado), ainda que preliminarmente.
● No segundo relatório anual, devem entregar um copião da dissertação.
● Todos os relatórios anuais devem estar acompanhados de parecer circunstanciado do/a orientador/a – a ser enviado separadamente pelo/a orientador/a.
● Todos/as os/as interessados/as em bolsas (novas ou renovações) deverão assinalar a solicitação no próprio formulário do relatório.

Para Doutorandos/as:
● No primeiro ano, o/a doutorando/a deverá entregar o relatório (incluindo publicações, participações em eventos etc.) e um texto ou capítulo trabalhando suas fontes.
● No segundo ano, além do relatório, deverá entregar dois capítulos, o projeto reelaborado e o plano de redação (material preliminar do Exame de Qualificação).
● No terceiro ano, além do relatório, deverá entregar um terceiro capítulo.
● No quarto ano, deverá entregar o copião da tese.
● Os relatórios devem ser acompanhados por um parecer circunstanciado do/a orientador/a, enviado diretamente por este para a Comissão para o mesmo endereço, relatorios.veteranos@gmail.com.
● Todos/as os/as interessados/as em bolsas (novas ou renovações) deverão assinalar a
solicitação no próprio formulário do relatório.

INSTRUÇÕES DA COMISSÃO DE BOLSAS

Preencha todos os quesitos do formulário de relatório discente (ver Formulários), dividido em cinco partes:

1.Identificação

2. Atividades Acadêmicas:

Disciplinas cursadas;
Representação discente e atividades de colaboração no PPGHIS (ex: participação em comissões);
Capítulo da dissertação ou tese resultante da pesquisa;
Doutorado sanduíche.

3. Produção Intelectual
(SEGUINDO ESTA ORDEM)
● Publicação de artigo
● Publicação de capítulo
● Publicação de livro
● Participação/contribuição para mídias digitais (ex: podcast, blog etc.)
● Comunicação apresentada em evento acadêmico
● Organização de evento
● Oferta de minicurso em evento
● Participação em congressos
● Organização de dossiê de Revista
● Corpo editorial de Revista acadêmica
● Parecer ad hoc avaliação de artigos científicos
● Participação em bancas de trabalho de conclusão (TCC e monografias), e bancas de qualificação ou defesa de pós-graduação
● Participação em projetos de extensão
● Participação como assistente de pesquisa
● Participação em redes internacionais de pesquisadores, grupos de pesquisa ou laboratórios com produções e reuniões periódicas
● Coordenação de subprojetos ou ações dentro do grupo de pesquisa
● Orientação de estudantes da graduação em TCC
● Outras atividades cuja relevância para a pesquisa seja justificada pelo/a aluno/a.

4.Observações relevantes (realização ou não de estágio docente e outros)

5.Solicitação de bolsa

Todas as informações quanto a atividades acadêmicas, produção intelectual e observações relevantes DEVEM SER COMPROVADAS.

Os comprovantes devem seguir a ordem listada nestas orientações, compondo um único arquivo a ser intitulado COMPROVAÇÕES_nome do aluno.

Assim, o/a aluno/a deverá enviar três arquivos SEPARADOS, em um só e-mail, para o seguinte endereço: relatorios.veteranos@gmail.com.
● o formulário, nomeado FORMULÁRIO_nome do aluno.
● o conjunto de comprovações na ordem aqui descrita em um único PDF, nomeado COMPROVAÇÕES_ATIVIDADES ACADÊMICAS_nome do aluno.
● o conjunto de comprovações na ordem aqui descrita em um único PDF, nomeado COMPROVAÇÕES_PRODUÇÃO INTELECTUAL_nome do aluno.

Além dos três arquivos separados, acima descritos, o/a orientador/a deve enviar, em um único email, os pareceres de todos/as os/as seus/suas orientandos/as, também para o endereço: relatorios.veteranos@gmail.com.

IMPORTANTE!

1. O relatório anual é obrigatório para todos/as os/as alunos/as, bolsistas ou não.
2. Documentos que não sigam estas orientações poderão não ser considerados.
3. O material é sigiloso e fica sob responsabilidade da Coordenação do PPGHIS e da Comissão de Bolsas.
4. A produção intelectual deve ser devidamente comprovada.
5. O/a aluno/a não será prejudicado em sua avaliação no caso das disciplinas cursadas para as quais ainda não houver nota e caso seu/sua orientador/a não envie o parecer circunstanciado, mas é também de sua responsabilidade fazer o pedido ao prof./a orientador/a.
6. É necessário incluir no item 4 do formulário – Observações relevantes se o/a
aluno/a fez Estágio Docente ou não. Isto NÃO conta pontos para a avaliação neste
momento, mas é importante para o preenchimento da Plataforma Sucupira.

Normas para Mestrandos

Cronograma acadêmico do Curso de Mestrado em História Social do PPGHIS.

PRIMEIRO SEMESTRE

  1. Fazer matrícula;
  2. Fazer inscrição em disciplinas;
  3. Cursar “Seminário de Pesquisa” da linha de pesquisa
    (“Soc. Pol”, “Soc. Eco” ou “Soc. Cul”);
  4. Cursar um “Tópico Especial”;
  5. Entregar relatório semestral até 31 de julho(*).

SEGUNDO SEMESTRE

  1. Entregar trabalhos do 1º semestre
    (prazo final: 8 semanas após o término oficial das aulas);
  2. Cursar duas disciplinas “Tópico Especial”;
  3. Entregar relatório anual até 12 de janeiro(**);
  4. Pedir Exame de Qualificação, incluindo projeto reformulado, plano de trabalho e um capítulo (até a reunião do Colegiado do PPGHIS de abril no terceiro semestre).

TERCEIRO SEMESTRE

  1. Fazer Exame de Qualificação (até o final de maio);
  2. Entregar trabalhos do 2º semestre
    (prazo final: 8 semanas após término oficial das aulas);
  3. Entregar relatório semestral até 31 de julho(*).

QUARTO SEMESTRE

  1. Solicitar defesa da dissertação.
  2. Entregar relatório anual até 12 de janeiro(**)

QUINTO SEMESTRE

  1. Defender dissertação.

(*) O relatório semestral deverá ser entregue somente pelos bolsistas até o dia 31 de julho, ou data definida pela Coordenação do Programa. O Relatório Semestral deve registrar todas as disciplinas cursadas pelo aluno e todas as atividades de pesquisa desenvolvidas, em um formulário próprio – veja a página Orientações para relatórios discentes (semestral e anual). Participações em eventos e publicações também devem ser registradas. Não é necessário anexar documentos comprobatórios. O Relatório Semestral pode conter parecer do orientador.

(**) Todos os alunos, bolsistas ou não, deverão entregar seus relatórios até o dia 12 de janeiro, ou data definida pela Coordenação do Programa na página específica Orientações para relatórios discentes (semestral e anual). Os relatórios devem incluir o formulário próprio (disponível na página supracitada) e acompanhados de documentos comprobatórios (declarações de participação em eventos, fotocópias de folha de rosto ou página inicial de artigo em periódico etc.), também para as atividades do 1o semestre. No primeiro ano, o doutorando deverá entregar o relatório (incluindo publicações, participações em eventos etc.) e um texto ou capítulo trabalhando suas fontes. No segundo ano, além do relatório, deverá entregar dois capítulos, o projeto reelaborado e o plano de redação (material preliminar do Exame de Qualificação). No terceiro ano, além do relatório, deverá entregar um terceiro capítulo. No quarto ano, deverá entregar o copião da tese. Todos os relatórios devem estar acompanhados de parecer circunstanciado do orientador. Todos os interessados em bolsas (novas ou renovações) deverão formalizar a solicitação no mesmo formulário.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  1. Os bolsistas que optarem por realizar um estágio de docência deverão fazê-lo até o final do 3º semestre;
  2. Somente poderá requerer o Exame de Qualificação o aluno que tiver obtido aproveitamento no “Seminário de Pesquisa” da linha de pesquisa e em mais um “Tópico Especial”.

Normas para Doutorandos

Cronograma acadêmico do Curso de Doutorado em História Social do PPGHIS.

PRIMEIRO SEMESTRE

  1. Fazer matrícula;
  2. Fazer inscrição em disciplinas;
  3. Cursar “Seminário de Pesquisa” da linha de pesquisa
    (“Soc. Pol”, “Soc. Eco” ou “Soc. Cul”);
  4. Cursar um “Tópico Especial”;
  5. Entregar relatório semestral até 31 de julho(*).

SEGUNDO SEMESTRE

  1. Entregar trabalhos do 1o semestre
    (prazo final: 8 semanas após o término oficial das aulas);
  2. Cursar um “Tópico Especial”;
  3. Entregar relatório anual até 12 de janeiro (**).

TERCEIRO SEMESTRE

  1. Entregar trabalhos do 2º semestre
    (prazo final: 8 semanas após o término oficial das aulas);
  2. Entregar relatório semestral até 31 de julho(*).

QUARTO SEMESTRE

  1. Entregar relatório anual até 12 de janeiro(**);
  2. Pedir Exame de Qualificação, incluindo projeto reformulado, dois capítulos e plano da tese
    (até a reunião do Colegiado do PPGHIS de abril no quinto semestre). Excepcionalmente, no ano de 2021, em função da pandemia, o material de qualificação pode incluir dois capítulos incompletos, desde que haja justificativa sobre o acesso às fontes e concordância prévia do/a orientador/a.

QUINTO SEMESTRE

  1. Fazer Exame de Qualificação até final de maio;
  2. Entregar relatório semestral até 31 de julho(*).

SEXTO SEMESTRE

  1. Entregar relatório anual, incluindo mais um capítulo da tese, até 12 de janeiro(**).

SÉTIMO SEMESTRE

  1. Entregar relatório semestral até 31 de julho(*).

OITAVO SEMESTRE

  1. Solicitar defesa da tese.
  2. Entregar relatório anual até 12 de janeiro(**).

NONO SEMESTRE

  1. Defender a tese até final de abril.

(*) O relatório semestral deverá ser entregue somente pelos bolsistas até o dia 31 de julho, ou data definida pela Coordenação do Programa. O Relatório Semestral deve registrar todas as disciplinas cursadas pelo aluno e todas as atividades de pesquisa desenvolvidas, em um formulário próprio – veja a página Orientações para relatórios discentes (semestral e anual). Participações em eventos e publicações também devem ser registradas. Não é necessário anexar documentos comprobatórios. O Relatório Semestral pode conter parecer do orientador.

(**) Todos os alunos, bolsistas ou não, deverão entregar seus relatórios até o dia 12 de janeiro, ou data definida pela Coordenação do Programa na página específica Orientações para relatórios discentes (semestral e anual). Os relatórios devem incluir o formulário próprio (disponível em Formulários) e acompanhados de documentos comprobatórios (declarações de participação em eventos, fotocópias de folha de rosto ou página inicial de artigo em periódico etc.), também para as atividades do 1o semestre. No primeiro ano, o doutorando deverá entregar o relatório (incluindo publicações, participações em eventos etc.) e um texto ou capítulo trabalhando suas fontes. No segundo ano, além do relatório, deverá entregar dois capítulos, o projeto reelaborado e o plano de redação (material preliminar do Exame de Qualificação). No terceiro ano, além do relatório, deverá entregar um terceiro capítulo. No quarto ano, deverá entregar o copião da tese. Todos os relatórios devem estar acompanhados de parecer circunstanciado do orientador. Todos os interessados em bolsas (novas ou renovações) deverão formalizar a solicitação no mesmo formulário.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  1. Os bolsistas devem cumprir dois semestres de Estágio de Docência até o final do
    6º semestre;
  2. Somente poderá requerer o Exame de Qualificação o aluno que tiver obtido aproveitamento em todas as disciplinas.

Estudantes de países em desenvolvimento

Estudantes de países em desenvolvimento podem  se inscrever para estudar nas instituições brasileiras

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou em 2013 o edital nº 62/2013, referente à seleção de candidaturas para o Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). O objetivo do programa é formar recursos humanos para que cidadãos oriundos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia, possam realizar estudos de pós-graduação stricto sensu em instituições de ensino superior brasileiras.

Naquele ano foram concedidas 200 bolsas em IES brasileiras públicas ou privadas, de modo a fornecer a capacitação necessária para que o estudante-convênio possa contribuir para o desenvolvimento de seu país.

Os candidatos selecionados receberam bolsa de doutorado, passagem aérea de retorno à capital do país de origem ou de residência do estudante-convênio, isenção de pagamento de mensalidades ou de qualquer espécie de taxa no âmbito acadêmico, assistência médica, odontológica e farmacêutica e auxílio deslocamento para vinda ao Brasil.

O edital pode ou não ser reeditado no futuro.

Mais informações pelo e-mail pecpg@capes.gov.br

SIGA e Intranet

O PPGHIS não tem ingerência sobre o SIGA, Intranet e outros sistemas similares, mas há emails de auxílio.

Veja na página do intranet: https://intranet.ufrj.br/portal/

Alguma dificuldade de acesso?

Caso esteja com alguma dificuldade de acesso, por favor abra um chamado conosco clicando aqui ou através do e-mail intranet@tic.ufrj.br (link sends e-mail), informando seu nome completo, CPF (ou passaporte, para alunos e professores estrangeiros) e especificando o problema que está ocorrendo ou a mensagem de erro que está sendo exibida, se for o caso.

Seminários de Pesquisa

Recebemos algumas dúvidas e pedidos de esclarecimento sobre a disciplina “Seminários de Pesquisa”, que consta no histórico dos alunos do PPGHIS.

As disciplinas do tipo “Seminário de Pesquisa” são utilizadas para a manutenção de vínculo e integralização da carga horária, constando em todos os semestres até o momento da defesa. Elas representam o desenvolvimento da dissertação / tese que de fato ocorre durante todo o tempo em que o estudante se encontra vinculado ao mestrado / doutorado. Portanto, a existência desta disciplina no histórico é parte de um processo burocrático e regulamentar, não tendo relação com as cadeiras solicitadas pelo aluno.

História oral, Memória e experiência na luta por direitos

O Núcleo de História Oral e Memória da UFRJ convida todas e todos para o evento “História oral, Memória e experiência na luta por direitos”.

O debate marca o encerramento do projeto “Vozes de Antígona: depoimentos de familiares de vítimas de violência de Estado em contexto democrático, no Rio de Janeiro.”

O projeto, construído em parceria com a Subcomissão da Verdade na Democracia (Alerj), o Movimento Moleque, a Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência e a Clínica do Testemunho, reuniu 13 depoimentos de trajetórias de vida de familiares de vítimas de violência de Estado, resultando na criação de um acervo de história oral.

A live contará com a participação de Maria Paula Araujo (professora de História da UFRJ), Mônica Cunha (Movimento Moleque), Jorge Roberto (pai de Roberto, vítima de violência de Estado), Ivanilda Figueiredo (professora de Direito da UERJ), Lucas Pedretti (historiador e doutorando em Sociologia no IESP/UERJ) e Lise Sedrez (coordenadora do PPGHIS/UFRJ).

O evento acontecerá no dia 6 de maio, às 18h, no canal do Núcleo de História Oral e Memória da UFRJ no YouTube (https://www.youtube.com/c/NúcleodeHistóriaOraleMemóriaUFRJ).

Para mais informações, acesse o link do evento: https://bityli.com/HMqZk

Haverá emissão de certificados!

Não percam❗️

SIGA e website instáveis

Desde o incêncio na reitoria, na semana passada, SIGA, TIC e outros sistemas ficaram instáveis, inclusive o website oficial do PPGHIS. Não temos previsão de quando a situação será normalizada. Estamos tentando suprir os problemas de comunicação via email. e este site auxiliar, ainda em construção.

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