Novo livro com textos de Lise Sedrez, e do egresso do PPGHIS, Dr. Bruno Capilé.
Dia 20 de abril, 17 horas.
Acesse https://youtu.be/W2HPusGXx7A
Novo livro com textos de Lise Sedrez, e do egresso do PPGHIS, Dr. Bruno Capilé.
Dia 20 de abril, 17 horas.
Acesse https://youtu.be/W2HPusGXx7A
Estudantes, tanto de doutorado como de mestrado, devem cursar no primeiro ano o Seminário de Pesquisa de sua Linha de Pesquisa, em que se acha inscrito seu/sua professor/a orientador/a.
Para número de disciplinas, produtos esperados a cada ano, e data dos relatórios anuais, verifique neste website, respectivamente, o cronograma acadêmico para mestrado e para doutorado.
Qualquer alteração do cronograma como esperado deve ser discutida com o/a orientador/a, e justificada por este no parecer ao relatório anual ou na reunião mensal do Colegiado.
Lançamento do livro do Dr. Vitor Izecksohn no Canal Dicas Históricas. Dia 14 de abril, 20 horas
O número 46 (volume 22) da Topoi já está no ar, no site da revista e na página do Scielo. Vocês podem acessar pelos links abaixo:
Site da Topoi: https://revistatopoi.org/site/
Scielo: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=2237-101X20210001&lng=en&nrm=iso
Topoi. Revista de História, publicação quadrimestral do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem como objetivo central estimular os debates acadêmicos através de artigos, entrevistas, resenhas, traduções e ensaios de crítica histórica. Fundada em 2000, Topoi está aberta a todos os campos disciplinares, especialidades, períodos e temas históricos. Através do expresso convite à produção de textos originais, pretende estimular os debates acadêmicos, divulgando conclusões e experimentos da pesquisa contemporânea em história, trazendo para o público acadêmico os novos frutos intelectuais alcançados pelos estudiosos mais qualificados das humanidades. Publicada em versão impressa por mais de oito anos, Topoi assumiu, a partir de 2008, um novo suporte, apresentando-se então como revista eletrônica baseada nos princípios do livre acesso. A Topoi publica, em sua grande maioria, artigos de autores externos, sendo forte impulsionadora da exogenia. O tempo do processo editorial desde a submissão à edição do texto é em média de 20 semanas. A revista alia os avançados recursos da tecnologia editorial com a continuidade renovada de sua sólida e bem-sucedida tradição e permanece vocacionada a ser um polo divulgador da produção historiográfica contemporânea.
EMENTA: Normatiza os procedimentos para inscrição e seleção de alunos do PPGHIS/UFRJ interessados em candidatar-se às bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES – Edital Nº 19/2020, de 09/10/2020, (retificado em 03/11/2020).
Formulário de inscrição para Edital Interno
Apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de bolsas de doutorado sanduíche no exterior aos cursos de Doutorado reconhecidos pela CAPES. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.
O candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos:
Atividade Prevista | Atribuição | Período/Data |
---|---|---|
Publicação do edital interno PPGHIS | PPGHIS | 16/12/2020 (4ª feira) |
Entrega da documentação para inscrição | Candidatos/as | Até 15/01/2021 (5ª feira) |
Reunião da Comissão de Avaliação | Comissão PPGHIS | 22/01/2021 (6ª feira) |
Divulgação do resultado preliminar dos candidatos aprovados pelo PPGHIS/UFRJ | Comissão PPGHIS | 25/01/2021 (2ª feira) |
Prazo para entrega de recurso contra o resultado preliminar | Candidatos/as | 28/01/2021 (4ª feira – 48 horas para recurso) |
Julgamento dos recursos | Comissão PPGHIS | 29/01/2021 (6ª feira) |
Resultado dos candidatos aprovados pelo PPGHIS/UFRJ. | PPGHIS | 01/02/2021 (2ª feira) |
Cadastro dos aprovados junto a PR2 | PPGHIS | 08 a 12 de fevereiro de 2021 |
Divulgação do Resultado Final pela PR2 | PR2 | A partir do dia 22/02/2021 |
Inscrição dos aprovados no sistema CAPES | Candidatos, PR2 | Entre 15/03/2021 e 22/03/2021 |
Homologação das inscrições dos aprovados | PR2 | 06 a 12/04/2021 (17hs, horário de BSB) |
Início dos estudos no exterior | Candidatos | Entre julho a setembro de 2021 |
Para a inscrição no processo seletivo às bolsas PPGHIS/UFRJ-PDSE/CAPES é obrigatório o envio dos seguintes documentos para o email ppghis.ufrj@gmail.com:
Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 2020.
Comissão Avaliadora:
Comissão de Internacionalização
Claudio Pinheiro (presidente)
Monica Grin
Nuno Fragoso
André Caruso (discente)
Coordenadora do PPGHIS
Lise Sedrez
EDITAL UFRJ Nº 417
EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA SOCIAL | 2021
A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que se encontram abertas as inscrições para o exame de seleção para ingresso no Curso de Mestrado em História Social, a partir do dia 22 de outubro ao dia 22 de novembro de 2020, exclusivamente por via de inscrição eletrônica, acessível no endereço eletrônico https://www.ppghis.historia.ufrj.br/inscricoes2021/ de acordo com as seguintes disposições:
I – VAGAS
O número máximo de vagas é 30 (trinta), mais duas vagas para o Programa de Qualificação Institucional da UFRJ de acordo com a portaria Nº 7555 de 29 de agosto de 2017, não havendo nenhum comprometimento, por parte do Programa, com o preenchimento total das vagas, nem com a concessão de bolsas. O número de vagas disponibilizadas por cada docente do PPGHIS estará disponível no site do Programa (http://www.ppghis.historia.ufrj.br/), na mesma página onde se encontra a ficha de inscrição.
II – REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
Anexar à ficha de inscrição o projeto de pesquisa que pretende desenvolver no curso de Mestrado, tendo em vista o prazo máximo para conclusão de 2 (dois) anos, adequado aos temas de orientação dos professores do Programa (ver Anexo I, “Temas de Orientação dos Professores do PPGHIS”, parte integrante deste edital). No projeto não deverá constar o nome do candidato. O projeto deverá ser digitado em espaço 1,5 (um e meio), letra Times New Roman, corpo 12, em papel formato A4, margens de 2,5cm, com até 10 (dez) páginas de texto (afora a bibliografia), incluindo obrigatoriamente um resumo de 1 (uma) lauda. O projeto de pesquisa deverá observar as recomendações constantes do “Roteiro para Elaboração de Projeto de Pesquisa” (ver Anexo II, parte integrante deste edital). O título do arquivo deve incluir o nome do candidato, da seguinte forma: “NOME_projeto”. (ex.: JOANA_SILVA_projeto.pdf).
III – EXAME DE SELEÇÃO
A ausência do candidato no horário estabelecido em comunicado oficial da banca implicará em sua desclassificação. O PPGHIS disponibilizará um contato telefônico visando, exclusivamente, a comunicação de problema de conexão do candidato de modo a informar à banca e reestabelecer a entrevista em novo horário. Caso haja algum problema de conexão em relação ao acesso remoto, o candidato terá o prazo de uma hora para retomar o acesso; persistindo o problema de conexão reportado via contato telefônico, a entrevista será remanejada para o dia seguinte. O PPGHIS não se responsabiliza por dificuldades técnicas que possam ocorrer, nem admite recursos por estas razões.
IV – RESULTADOS:
Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem como média final grau 7,0 (sete) ou superior. A média final resultará da média aritmética ponderada da avaliação nas três etapas: a) primeira etapa: peso 1, b) segunda etapa: peso 4, c) terceira etapa: peso 5. Serão aprovados os candidatos que obtiverem média final grau 7,0 (sete) ou superior.
Em relação aos candidatos optantes pelo sistema de cotas, serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem como média final grau 6,0 (seis) ou superior.
OBSERVAÇÃO: Os pedidos de vistas e revisão de provas deverão ser encaminhados ao PPGHIS nas 48 horas que se seguirem à divulgação oficial dos resultados, em cada uma das etapas do processo de seleção (com base nos itens 2, 4 e 6 do calendário a seguir).
V – CALENDÁRIO DO EXAME DE SELEÇÃO:
1) Divulgação da relação de candidatos cujas inscrições tenham sido homologadas: 27 de novembro de 2020 às 16h
2) Divulgação da relação de candidatos aprovados na primeira etapa: 04 de janeiro de 2021 às 16h.
3) Prova oral por vídeo conferência: por ordem alfabética ou conforme solicitação deferida pela Comissão de Seleção: entre os dias 01 e 12 de fevereiro de 2021.
4) Divulgação da relação dos candidatos aprovados na prova oral, bem como de suas notas: 15 de fevereiro de 2021 às 16h.
5) Divulgação do resultado final: 22 de fevereiro de 2021 às 16h.
VI – PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
A realização do curso de mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro exige a proficiência do pesquisador em uma língua estrangeira. Excepcionalmente, no processo seletivo para 2021, um dos seguintes documentos serão aceitos no momento da inscrição: a) declaração de proficiência emitido por cursos de línguas reconhecido, b) certificado de conclusão deste curso, c) exames de competência em leitura de língua estrangeira realizados quando da seleção e aprovação para outro programa de pós-graduação reconhecidos pela CAPES (caso o candidato tenha realizado outro curso de mestrado), d) declaração de proficiência emitida e assinada pelo próprio candidato. Caberá unicamente à coordenação validar ou não estes materiais apresentados. No caso de autodeclaração, o candidato deverá se submeter a uma avaliação pelo Programa durante o primeiro semestre, para o idioma escolhido. A autodeclaração também poderá ser substituída no momento da matrícula por um dos outros documentos listados acima, o que dispensará o candidato da necessidade de avaliação.
VII – COMISSÃO DE SELEÇÃO
Membros Titulares:
Suplentes:
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.
Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2020.
Pedro Cavalcante
Sandra Helena Ribeiro Santos
Secretaria do PPGHIS
Lise Fernanda Sedrez
Gabriel Castanho
Coordenação do PPGHIS
Henrique Buarque de Gusmão
Coordenação do Processo de Seleção
Antônio Carlos Jucá Sampaio
Diretor do Instituto de História
EDITAL UFRJ Nº 418
EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE DOUTORADO EM HISTÓRIA SOCIAL | 2021
A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que se encontram abertas as inscrições para o exame de seleção para ingresso no Curso de Doutorado em História Social, a partir do dia 22 de outubro ao dia 22 de novembro de 2020, exclusivamente por via de inscrição eletrônica, acessível no endereço eletrônico https://www.ppghis.historia.ufrj.br/inscricoes2021/, de acordo com as seguintes disposições:
O número máximo de vagas é 30 (trinta), não havendo nenhum comprometimento, por parte do Programa, com o preenchimento total das vagas, nem com a concessão de bolsas. O número de vagas disponibilizadas por cada docente do PPGHIS estará disponível no site do Programa (www.ppghis.historia.ufrj.br) na mesma página onde se encontra a ficha de inscrição.
OBSERVAÇÃO: O arquivo referente ao projeto de pesquisa será renomeado pela Coordenação do PPGHIS para o envio em formato não identificado aos leitores críticos e a banca de seleção.
Importante: todos os documentos anexados devem ter o nome do candidato como parte do nome do arquivo. Por exemplo: JOANA_SILVA_FOTO.JPG, JOANA_SILVA_IDENTIDADE.JPG, etc.
Em caráter excepcional, em função da pandemia do COVID-19 e, consequentemente, da necessidade de manutenção do distanciamento social para prevenção do contágio, todas as etapas do exame de seleção acontecerão de forma remota.
Projeto + Prova Oral x 3 > ou = 7,0 _____________________
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5.1) O candidato optante pelas cotas para negros, indígenas e/ou pessoa com deficiência física deverá assinalar a declaração apropriada na ficha de inscrição eletrônica.
Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem como média final grau 7,0 (sete) ou superior. A média final resultará da avaliação em duas etapas: (a) nota do projeto, com peso um (1), e (b) nota da prova oral, com peso três (3). A nota de aprovação em cada uma destas etapas é 7,0 (sete).
Em relação aos candidatos optantes pelo sistema de cotas, serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem como média final grau 6,0 (seis) ou superior.
OBSERVAÇÃO: Os pedidos de revisão de notas deverão ser encaminhados ao PPGHIS nas 24 horas que se seguirem à divulgação oficial dos resultados, em cada uma das etapas do processo de seleção (com base nos itens 2, 4 e 6 do calendário a seguir).
27 de novembro de 2020, às 16 horas.
VI – PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
VII – COMISSÃO DE SELEÇÃO
Membros Titulares:
Suplentes:
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.
Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2020.
Pedro Cavalcante
Sandra Helena Ribeiro Santos
Secretaria do PPGHIS
Lise Fernanda Sedrez
Gabriel Castanho
Coordenação do PPGHIS
Henrique Buarque de Gusmão
Coordenação do Processo de Seleção
Antônio Carlos Jucá Sampaio
Diretor do Instituto de História
Veja o último número, edição comemorativa, número 20 – 10 anos de ARS HISTORICA.
A Revista ARS HISTORICA é uma publicação científica discente do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS – UFRJ). Ela é online de acesso aberto, Qualis B4 (avaliação quadrienal 2013-2016) na área de História. Sua sede é no Instituto de História, situado na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Criada em 2010, a ARS HISTORICA é organizada e editada por alunos dos cursos de doutorado e mestrado do PPGHIS-UFRJ, apoiada por um Conselho Editorial Consultivo formado por professores de diversas universidades espalhadas pelo Brasil. A Revista é mantida com o apoio financeiro do PPGHIS-UFRJ e tem por objetivo proporcionar aos seus alunos um primeiro contato com o processo editorial de periódicos científicos da área de História.
Agradecemos, especialmente, aos professores vinculados ao PPGHIS-UFRJ; pelo apoio concedido sempre que necessário; pelas informações cedidas quando não tínhamos a resposta; e por colaborarem com a criação e a manutenção da Revista, direta ou indiretamente, seja pelo envolvimento já citado ou, simplesmente, por serem exemplos, para todos os alunos em formação na pós-graduação, da excelência em docência no Brasil. Nesse sentido, a ARS HISTORICA, como espaço formal de experiência para os alunos interessados em compreender as engrenagens do mecanismo das publicações científicas, não poderia estar situada em melhor instituição.
Alunos contemplados pelo processo seletivo do PPGHIS para as bolsas PSDE CAPES 2021 são:
Candidato/a | Início e Término | Instituição de Destino | País |
Leandro César Santana Neves | Agosto/2021 Janeiro/2022 | Universidade Estatal Linguística de Moscou | Russia |
Fernanda Bana Arouca | Setembro /2021 Fevereiro /2022 | Queen Mary University of London | Inglaterra |
Deborah da Costa Fontenelle | Setembro/2021 Fevereiro /2022 | Rice University | EUA |
Thiago Vinícius Ferreira | Agosto/2021 Janeiro/2022 | Center for Latin American Visual Studies (CLAVIS), Department of Art and Art History, University of Texas at Austin | EUA |
Angélica Paulillo Ferroni | Julho/2021 Dezembro/2021 | ISTCE – Instituto Universitário de Lisboa | Portugal |
O PPGHIS conta, atualmente, com 40 bolsas de doutorado (11 CNPq, 28 CAPES e 1 FAPERJ) e 29 bolsas de mestrado (11 CNPq, 16 Capes e 2 FAPERJ), respectivamente válidas para um máximo de 48 e 24 meses.
Na medida em que os alunos encerram os perídos de vigências de suas bolsas, estas são redirecionadas às novas turmas entrantes e aos alunos veteranos ainda não contemplados com bolsas, numa divisão equitativa.
A Comissão de Bolsas é responsável por avaliar a trajetória de todos os alunos veteranos a cada ano, e classificá-los de acordo com seu desempenho, para que possam concorrer a estas bolsas. As bolsas já destinadas podem ser revogadas e direcionadas a outros alunos caso o desempenho dos alunos não corresponda, sem justificativa, ao que o PPGHIS espera de seus alunos.
Portanto, a cada ano, o número de bolsas disponíveis pode variar.
Em 2021, devido ao corte de bolsas em âmbito nacional, esperamos manter as 16 bolsas de mestrado e 7 bolsas de doutorado da CAPES, além de todas as bolsas da FAPERJ. Não temos ainda notícias das bolsas do CNPq.