Prêmio Melhor Dissertação de Mestrado Ana Lugão Rios
Em comemoração aos seus 30 anos de existência, o PPGHIS criou, em 2012, o Prêmio Melhor Dissertação de Mestrado Ana Lugão Rios. A premiação é feita anualmente.
Em comemoração aos seus 30 anos de existência, o PPGHIS criou, em 2012, o Prêmio Melhor Dissertação de Mestrado Ana Lugão Rios. A premiação é feita anualmente.
Em comemoração aos seus 30 anos de existência, o PPGHIS criou, em 2012, o Prêmio Melhor Tese de Doutorado Manoel Luiz Salgado Guimarães. A premiação é feita anualmente.
Veja aqui as teses e dissertações produzidas no PPGHIS que receberam premiações diversas em todo o Brasil.
Foi divulgado o resultado da seleção de melhor tese do PPGHIS em 2024
Ao longo dos últimos anos, nossos alunos que se destacam no Mestrado e Doutorado tem a possibilidade de ganhar uma bolsa da FAPERJ, válido para os últimos 12 meses (no caso do Mestrado) e os últimos 24 meses (no caso do Doutorado) do curso.
Os professores Sílvia Liebel e Vinícius Liebel foram contemplados com bolsas de produtividade do CNPq.
O Professor Paulo Fontes e a Dra. Mariana Barbosa da Costa foram contemplados no edital da FAPERJ “Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil”.
Veja o vídeo comemorativo dos 40 anos do PPGHIS, sob responsabilidade da profa. Andrea Casa Nova Maia.
O Prof. Deivid Gaia foi contemplado com a bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, com o projeto: Credores e devedores numa vida a crédito: relações creditícias, taxas de juros e crises financeiras no mundo romano do século I a.C. ao século IV d.C..
Professor Vítor Izecksohn foi agraciado com uma bolsa do Robert H. Smith International Center for Jefferson Studies.
O Prof. Paulo Fontes foi contemplado com a bolsa Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, com o projeto: Sindicalistas negros na “República Sindical”: Relações raciais e trabalho em São Paulo e Rio de Janeiro (1945-1964).
Professor Flávio Gomes, foi laureado com o Prêmio Jabuti nesse ano, na categoria de Ciências Humanas, com o livro Enciclopédia Negra, em coautoria com Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz.
Marieta de Moraes Ferreira recebeu da Associação Brasileira de História Oral o prêmio Michel Marie Le Ven
A professora Beatriz Catão Cruz Santos, que integra o corpo docente do PPGHIS, foi uma das quatro pesquisadoras contempladas na mais recente chamada para bolsas de Pós-Doutorado Sênior do CNPq.
Jerônimo Aguiar Duarte da Cruz e Denise da Silva de Oliveira, egressos do PPGHIS, receberam ambos menção honrasa pela suas respectivas dissertações de mestrado no último Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos, organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.
O Prof. Roberto Guedes Ferreira foi contemplado com a bolsa Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. O projeto assim premiado: Cativos, alforriados e senhores: construtores da escravidão e da liberdade (Rio de Janeiro, século XVIII).
O índice de 2022 da AD dos 100 acadêmicos latino-americanos mais citados no mundo, nas áreas de filosofia, teologia e história, inclui três docentes do PPGHIS: João Fragoso, José Augusto Pádua, e Manolo Florentino (in memoriam).
dital de Bolsa Produtividade do CNPq, oito professores do PPGHIS se encontram hoje nesta categoria.
O projeto do professor João Luis Fragoso, com o título “As escrituras da Cabeça Política do Estado do Brasil: banco de dados dos Livros de Notas de Salvador da Bahia, 1664-1800”, foi selecionado para o Edital CNPq Universal 2021.
O AD Scientific Index para 2021 publicou a lista dos 10.000 cientistas mais influentes da América Latina, entre os quais encontra-se o nome do prof. João Fragoso, do PPGHIS.
Lucas Erichsen, egresso do PPGHIS de 2021, foi eleito Early Career Scholar da Royal Historical Society (Reino Unido) pelos próximos 5 anos.
Millena de Souza Farias, doutoranda do PPGHIS, inicia seu estágio pré-doutoral no prestigioso Max Planck Institute for the History of Science, no período outubro 2021 a fevereiro 2022.
O livro A arte romanesca do ator: Constantin Stanislavski na cultura do romance do prof. Henrique Guimarães recebeu menção honrosa no prêmio de livros ICAS 2021.
Os professores Silvia Correa e Henrique Gusmão foram contemplados com o prêmio Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj.
O Professor Vitor Izecksohn foi contemplado na última semana com a bolsa Cientista do Nosso Estado, concedida pela FAPERJ. Seu projeto tem o título de Federalismos alternativos: os Estados Confederados da América e a Confederação Argentina, 1852-1865.
Largo de São Francisco 1
sala 205 – Centro
Rio de Janeiro/RJ – Brasil
CEP: 20051-070
Segunda-feira: de 9 às 11h e de 13 às 15h
Terça-feira: 10 às 11h e de 13 às 16h
Quarta-feira: de 9 às 11h e de 13 às 15h
Quinta-feira: 10 às 11h e de 13 às 16h
Sexta-feira: 10 às 11h e de 13 às 16h